São Paulo, quarta-feira, 6 de março de 1996
Próximo Texto | Índice

Projeção dá vitória a Dole em dois Estados dos EUA

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

As projeções de pesquisas de boca-de-urna nos dois primeiros Estados a encerrar votação na 'terça júnior' -Vermont e Georgia- confirmavam a vitória de Bob Dole nas eleições primárias republicanas de ontem.
O senador Bob Dole demonstrava tanta confiança ontem em seu desempenho na "terça júnior" que ignorou os adversários do Partido Republicano em seus discursos e só falou sobre si mesmo e sobre o presidente Bill Clinton.
Mesmo entre os outros aspirantes à candidatura republicana à Presidência dos EUA, o clima era de fim de jogo com Dole vencedor.
O jornalista ultraconservador Pat Buchanan, por exemplo, passou a comentar as opções de Dole para compor a chapa contra Clinton e ameaçou não a apoiar se o escolhido for o general Colin Powell.
O ex-secretário da Educação Lamar Alexander disse que se não terminar em primeiro lugar na primária da Flórida, na terça que vem, vai desistir e "provavelmente" endossar Dole.
O empresário Steve Forbes foi o único dos três a não dar indícios de que já considera Dole o candidato de oposição a Clinton.
Forbes e Buchanan com certeza vão manter suas campanhas até agosto, quando a convenção nacional republicana se reúne em San Diego, Califórnia (Costa Oeste).
Mesmo se não tiverem mais chances de vencer, Forbes e Buchanan continuarão a vender suas idéias para o público. Afinal, no começo do processo, eles eram considerados apenas candidatos simbólicos mesmo.
Os dois ainda esperam poder influenciar a plataforma da campanha do partido na convenção.
Ao começar a anunciar seu apoio a Dole, Alexander dá a entender que está pronto a aceitar um convite para ser seu candidato a vice.

Próximo Texto: Aznar chama franquista para negociar com os nacionalistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.