São Paulo, quarta-feira, 6 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desemprego X divórcio

GILBERTO DIMENSTEIN

A cada segundo três casais se divorciam nos EUA. Mais recentes estudos de psicólogos sugerem que, por trás desta estatística, esteja o desemprego.
A cada segundo seis pessoas são demitidas. Só para ter uma idéia do tamanho do fato, sondagem de opinião realizada pelo jornal "The New York Times" revela que 72% dos americanos tiveram alguma experiência traumática com o desemprego.
Terapeutas investigaram amostragens de divorciados, revelando que o homem demitido tem maior propensão a crises conjugais; tem o dobro de chance de se divorciar.
É afetado em sua auto-estima, tomando por um sentimento de culpa e derrota.
*
Essas descobertas tocam diretamente no que os americanos entendem por crise moral, revelada na desestruturação da família, imaginada como fonte de uma série de desastres. Em especial, para os jovens.
Faculdades de educação produzem documentos associando o divórcio ao mau desempenho escolar, drogas e agressividade dos filhos.
*
Numa recente investigação em escolas públicas, professoras foram convidadas a relacionar os alunos que consideravam mais violentos. Feita a separação, constatou-se que a imensa maioria vinha de famílias desestruturadas.
*
O repórter Fernando de Barros revelou ontem na Folha que o PT, ao promover refiliação, ficou com menos 600 mil militantes, sobrando apenas 100 mil. Talvez o movimento para refiliação estivesse desorganizado, o que explicaria parte dos números.
O problema, em essência, é que o PT perdeu o charme. Até porque virou poder.
*
O partido cresceu na oposição, favorecido pela baderna nacional, recessão, inflação. Passou a imagem de que, no fundo, dependia do caos. Suspeito que alguns de seus militantes torcessem por ele.
*
Para completar, o PT não soube explorar sucessos de suas administrações estaduais. A maioria das vezes que vejo iniciativas realmente criativas e exemplares na área social, constato que saíram de prefeitos petistas.
*
Não ajuda a imagem do partido pessoas como Maria da Conceição Tavares aparecer na imprensa como dona de duas aposentadorias que lhe dão por mês R$ 8,2 mil reais.
*
O país está ruim, mas melhora; menos do que seria possível, mas melhora. O PT não percebeu a mudança no âmbito nacional. Prova da melhoria do Brasil foi o encontro em Minas Gerais reunindo presidente, governadores e prefeitos em torno da educação.
*
É preciso fazer esforço para não reconhecer que tanta gente importante reunida falando em ensino básico é um avanço da consciência nacional.
Não existe futuro democrático sem que se valorizem o professor e a educação.
*
PS - Só para registro da indiferença nacional com os mais vulneráveis. Em Israel, durante dois dias, terroristas explodiram dois ônibus matando 30 pessoas. Comoveu o mundo.
Na cidade de São Paulo, no final de semana passada, 54 pessoas foram assassinadas.

Texto Anterior: Menem anuncia licitação para vôos espaciais da Argentina
Próximo Texto: EUA enviam equipe antiterror
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.