São Paulo, quinta-feira, 7 de março de 1996
Próximo Texto | Índice

Revés acachapante; Nova fase; Bate e volta; A hidráulica da crise; É o que ele diz; Questão de confiança; Retirada estratégica; De pires na mão; Quebra de sigilo; Entrave heterodoxo; Pedra no sapato tucano; Recursos à mão; Ruim de bico; Tecnologia Nacional; Primeiro casamento; Cerco a Malan; Visita à Folha

DE PIRES NA MÃO

Revés acachapante
Vistas como as piores derrotas do governo FHC no Congresso, a aprovação da CPI dos bancos e o estrago na votação da Previdência seriam recados nítidos contra o tratamento que o presidente vem dispensando ao Congresso.

Nova fase
O presidente recebe e afaga -mas não resolve. A aprovação da CPI e a derrota na Previdência seriam o troco para o descaso aos pedidos fisiológicos dos parlamentares. Agora, o Congresso poderá esperar mais de FHC.

Bate e volta
"O presidente tem batido muito no Congresso. O clima ficou muito ruim e ele continuou levando com a barriga, sem dar atenção. Agora ficou difícil segurar a reação", diz um senador.

A hidráulica da crise
Sarney era tomado ontem como craque maquiavélico. "Enquanto o governo baixa a água da inflação, Sarney tenta tirar o limbo que está no fundo do reservatório", afirma um deputado.

É o que ele diz
Vicentinho e Moreira Franco adiaram para quarta que vem o encontro para discutir a reforma administrativa. Mesmo assim, o sindicalista garante que ainda vai negociar todos os outros temas.

Questão de confiança
Há parlamentares defendendo que Vicentinho fique fora da reforma administrativa devido ao comportamento na da Previdência. "Para que negociar, se ele pula fora no final?", ironizam.

Retirada estratégica
Os parlamentares baianos esperam solução para o Econômico antes do domingo de Páscoa. Dentro do Proer. Se isso ocorrer, ACM sai de cena por algum tempo. Sabe que está desgastado com os colegas do Senado.

O PFL recomendará a seus candidatos a prefeito que adiem ao máximo o início da campanha. Com os bancos na defensiva e o dinheiro curto na praça, o partido acha que faltará dinheiro.

Quebra de sigilo
Os baianos têm bons informantes no BC. José Carlos Aleluia foi ao depoimento de Loyola cheio de documentos sigilosos.

Entrave heterodoxo
A comissão que analisa a indenização aos familiares de desaparecidos políticos tem um problemão. Parte não era legalmente casada. Não resolve dar certidão de casamento. Muitos tiveram mais de uma companheira.

Pedra no sapato tucano
O PFL foi quem se deu melhor na escolha das comissões. Com a de Comunicações, quer desmontar a proposta de Serjão para o setor. A de Fiscalização e Controle é um trunfo tipo "é dando que se recebe" contra o Planalto.

Recursos à mão
O PMDB também se saiu bem ao escolher comissões. Passa tudo pela de Constituição e Justiça. A de Economia dá visibilidade, pois convoca ministros e diretores do BC. A de Transportes tem grandes valores em ano eleitoral.

Ruim de bico
O PSDB perdeu a comissão que mais queria, a de Comunicações. As de Seguridade e de Defesa Nacional têm pouca importância. A de Trabalho pode render algo.

Tecnologia Nacional
Piada do mercado financeiro: Bill Gates voltará ao Brasil. O dono da Microsoft vai revolucionar a informática mundial com um software para balanços virtuais, o "Clarimundo for Windows".

Primeiro casamento
Francisco Rossi (PDT) e Marcos Cintra Cavalcanti (PL) selaram ontem em jantar acordo para disputar a prefeitura paulistana. O vereador sai como vice da chapa do pedetista.
Cerco a Malan
O PL entra hoje no STF com ação direta de inconstitucionalidade contra o Fundo de Estabilização Fiscal. Quer evitar que o fundo retroaja a janeiro e fevereiro, prejudicando repasse de verbas a Estados e municípios.

Visita à Folha
O vice-presidente e diretor de World Services da Associated Press, Claude E. Erbsen, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado do diretor da empresa no Brasil, Harold Olmos.

TIROTEIO

Próximo Texto: Dor de cabeça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.