São Paulo, sexta-feira, 8 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senador faz projeto para acabar com IPC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O senador Carlos Wilson (PSDB-PE) apresentou ontem projeto de lei que extingue o IPC (Instituto de Previdência dos Congressistas). Com isso, o senador provocou o início da discussão sobre o assunto no Senado.
A proposta de acabar com o IPC, feita pelo governo no âmbito da reforma da Previdência, causou polêmica na Câmara, e os líderes decidiram adiar a votação da matéria.
O projeto de Wilson simplesmente extingue o IPC, sem criar um sistema alternativo de previdência especial dos parlamentares. Ele preserva os direitos adquiridos dos deputados e senadores que já contribuíram com o instituto.
"Todo mundo joga pedra nos parlamentares, porque acha que o IPC é um privilégio. Então, vamos acabar com ele. Precisamos dar o exemplo, e espero que ele se estenda aos demais poderes", disse.
O senador Romeu Tuma (PSL-SP) é contra a simples extinção do IPC: "Toda pessoa tem de ter direito à aposentadoria. Sou contra é o acúmulo de aposentadorias". Ele vai propor projeto permitindo que uma pessoa tenha quantas aposentadorias quiser, fixando um teto para a soma das pensões.
O presidente do Congresso e do Senado, José Sarney (PMDB-AP), também é contra a extinção do IPC sem a criação de um sistema de previdência alternativo.

Texto Anterior: Conheça a emenda original do governo
Próximo Texto: FHC inicia amanhã viagem ao Japão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.