São Paulo, sexta-feira, 8 de março de 1996
Próximo Texto | Índice

Cinema paulista volta a reagir

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

O cinema paulista contra-ataca. Dez anos depois do "boom" cinematográfico da Vila Madalena, uma nova e vigorosa safra de filmes paulistanos vem aí para fazer frente aos sucessos de produção carioca ("Lamarca", "Carlota Joaquina", "O Quatrilho").
Onze títulos disputam o concurso da Secretaria Municipal de Cultura para finalização de longas-metragens. Quatro serão escolhidos e receberão, cada um, R$ 90 mil. O resultado deve sair nas próximas semanas.
Os filmes vistos estão em diferentes fases de finalização: alguns -como "Ed Mort", de Alain Fresnot, e 'À Grande Noitada", de Denoy de Oliveira- ainda não acabaram a montagem das imagens; outros estão praticamente prontos.
É o caso de "Um Céu de Estrelas", de Tata Amaral, que na próxima semana inicia a mixagem de som, independentemente do resultado do concurso, e de 'À Reunião dos Demônios", de Cecílio Neto, em que também só faltam a mixagem e a música.
Claro que, com o dinheiro da Prefeitura, a finalização se fará com mais facilidade e rapidez. Mas há outras alternativas. Uma delas é a carteira de co-produção de filmes que a TV Cultura e a Secretaria de Cultura do Estado devem abrir em breve, destinando R$ 4,4 milhões à realização e finalização de longas-metragens.
Outro caminho, cada vez mais trilhado pelos produtores, é captar patrocínios privados através das leis de incentivo fiscal municipal, estadual e federal.

LEIA MAIS sobre os novos filmes paulistas na pág. 4-3

Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.