São Paulo, sexta-feira, 8 de março de 1996
Texto Anterior | Índice

Financiamento; Nova Folha; Mulheres; Rodízio de carros; Polêmica; Mamonas; Endosso; Aniversário

Financiamento
"No último dia 3 a Folha publicou resposta do jornalista Lucio Vaz a correspondência de minha autoria, na qual eu manifestava estranheza por ter sido pinçado entre 329 parlamentares que têm financiamentos de automóveis junto ao IPC (Instituto de Previdência dos Congressistas). O jornalista sustentou em sua resposta que havia pedido informações ao IPC sobre empréstimos e que o órgão havia apontado meu nome como o único líder partidário que obteve tal financiamento. Tenho em mãos, no entanto, correspondência do sr. Afrísio de Souza Vieira Lima Filho, diretor-executivo do IPC, que desmonta a versão do jornalista. A carta mostra que: 1. O IPC não ratifica a notícia veiculada pelo jornalista -e por ele creditada ao instituto- de que sou o único líder a ter empréstimo para a compra de veículo; 2. O IPC não divulga informações de cunho pessoal sobre seus associados. Dessa forma, reafirmou minha estranheza pela forma parcial com que a Folha divulgou um empréstimo perfeitamente regular, cujos detalhes foram apresentados claramente em minha carta anterior."
José Aníbal, deputado federal e líder do PSDB na Câmara dos Deputados (Brasília, DF)

Resposta do jornalista Lucio Vaz - A informação de que, entre os líderes que negociam o fim do IPC, o deputado José Aníbal foi o único que pediu empréstimo para financiamento de um carro pelo instituto foi passada por um funcionário graduado do próprio IPC.

Nova Folha
"Uma repórter da Folha perguntou-me qual a impressão que tive, no domingo, ao ler a Folha com seu novo layout. Se isso for de alguma valia, cumprimento Otavio Frias Filho como leitor pela reforma, que a torna bem mais agradável de ler."
Jarbas Passarinho, ex-ministro (Brasília, DF)
*
"Leitor diário da Folha, sinto-me gratificado. Ao ingressar na era da cor total, o jornal reafirma sua proposta de vanguarda. A nova forma da Folha valoriza ainda mais o conteúdo editorial e comercial da publicação. Parabéns!"
Abram Szajman, presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)
*
"Apesar de problemas de percurso na implantação do seu sistema de cor total, a Folha ganhou uma roupagem técnica indispensável que facilita a leitura. Parabéns à Folha que, tenho certeza, buscou essas mudanças na certeza de valorizar ainda mais o seu leitor."
Paulo Pereira da Silva, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo (São Paulo, SP)
*
"A Máquina da Notícia, em nome de seus clientes Parmalat, Ceval, Café do Ponto, Associação Brasileira da Indústria de Massas Alimentícias (Abima), Grupo Eron, Comabem, Inpar -Incorporações e Participações e Grupo Parizotto, manifesta apoio à Folha neste momento em que o jornal dá novo passo em busca da modernidade da informação. Vale a pena correr o risco pelo exemplo e pioneirismo. Contem sempre conosco."
Maristela Mafei, assessoria de imprensa da Máquina da Notícia Assessoria e Planejamento de Imprensa (São Paulo, SP)
*
"O novo formato da Folha deixa muito a desejar. Excetuando-se a cor, o formato ficou parecido com a 'Folha da Tarde'. Gostaria que ela voltasse à forma original, mas com o formato todo colorido. Parabenizo toda a vontade e dedicação pela tentativa de mudança."
Carlos Alberto Zensque (Osasco, SP)
*
"Não imaginaria que a Folha gastaria R$ 120 milhões em 'inovações' para ficar com a 'cara' do 'Estadão'. Cheguei até a pensar que havia recebido o 'Estadão' por engano quando deparei-me com a Folha 'inovada' (para não dizer copiada)."
Ubiratã Índio da Mata Mello (Nova Granada, SP)
*
"O pioneirismo da Folha não pode justificar tamanha falta de profissionalismo. Em vez de fazer seus leitores de cobaias, deveriam ter feito testes profundos que detectariam as falhas antes de expô-las ao público. Já não bastava a catastrófica encadernação do atlas em 1995?"
Marcos B. Samaha (São Paulo, SP)

Nota da Redação - A Folha enfrenta problemas técnicos em seu novo centro gráfico, o que provocou um recuo provisório no cronograma de implantação do projeto cor total. O objetivo, no entanto, não foi abandonado. A Folha está empenhada em solucionar o mais rapidamente possível esses problemas. Os horários de entrega, que foram prejudicados no início da semana, já estão regularizados.
*
A Folha agradece os cumprimentos pela reforma gráfica que recebeu de: Sofia Avny, do Shopping SP Market (São Paulo, SP); Alex Canziani Silveira (Londrina, PR); Daniel Vilela Ribeiro (Pindamonhangaba, SP); Celia Regina Biscaro (Ribeirão Preto, SP); Lázaro Chaves (São José do Rio Pardo, SP).

Mulheres
"Gostar de mulheres é herança de meus avós... e quando observo que toda a mídia fica surpresa com a ascensão da mulher, surpreendo-me, pois sempre tive a maior consideração para com elas e jamais as discriminei, pelo contrário, sempre admirei as que vão à luta com garra e determinação. Assim, com a instituição do Dia Internacional da Mulher (será que não é machismo?), quero abraçar todas as mulheres do mundo... melhor que mulher, duas mulheres."
Irineu Guidolin, coordenador da Comissão de Direitos e Prerrogativas da OAB/SP (São Paulo, SP)

Rodízio de carros
"Tenho lido, com pesar, reportagens sobre o projeto de lei do governo estadual que torna obrigatório o rodízio de carros na região central da cidade, estabelecendo multa de R$ 200 aos infratores. Para maior indignação, a Folha noticiou ('Rodízio de carro vai ser obrigatório') que a prefeitura também está enviando ao Legislativo projeto para instituir 'multas ambientais'. A medida é manifestamente inconstitucional e, se aprovada pela Câmara e pela Assembléia, estará infringindo duplamente um dos direitos fundamentais do indivíduo: a liberdade de locomoção. Não pode o Poder Público interferir no exercício ao direito de propriedade, de usar, gozar e dispor de seus bens, amplamente assegurado pela lei civil. Aumente-se e melhore-se o transporte coletivo e não serão necessárias campanhas ou leis inconstitucionais para fazer com que o cidadão deixe seu carro na garagem. Basta de transferência de responsabilidades. Que os governos assumam a sua."
Gabriel Cesar Zaccaria de Inellas, promotor de Justiça (São Paulo, SP)

Polêmica
"Quem leu 'De rabo para o leitor', de 5/3, em que Giannotti desanca a Folha, e 'De rabo para o poder', de 7/3, em que Otavio Frias Filho desanca Giannotti e turminha, só pode chegar a uma conclusão: ambos têm absoluta razão."
Sírio Possenti (Campinas, SP)

Mamonas
"No Brasil existem irregularidades no fretamento de aviões, nas dimensões dos palcos, nos sistemas de segurança e nas empresas de ônibus. Com uma agenda que juntava, nas mesmas 24 horas, Ipatinga (MG), Caxias do Sul (RS) e Piracicaba (SP), os Mamonas estavam expostos a todos esses problemas. Colocar a culpa no piloto é poupar a turma do 'aproveita enquanto está na onda' que, como era esperado, não tinha nenhum representante dentro do avião."
Fernando Furtado da Fonseca, empresário do grupo Skank (Belo Horizonte, MG)

Endosso
"Endosso a revolta do leitor Evaldo Rodrigo Capato ('Painel do Leitor', 29/1) quanto aos usuários da coluna, sugerindo que se passe a chamá-la de 'Painel das Autoridades'. Quanto à foto do ministro 'Zé Bamerindus' segurando um cacho de bananas-nanicas, considero-a, antes de tudo, veraz, já que ele não passa mesmo de uma autoridade de uma imensa República Bananeira!"
João Roberto Spini Machado (Belo Horizonte, MG)

Aniversário
A Folha agradece os cumprimentos pela passagem do seu 75º aniversário que recebeu de: Fernando Carvalho, diretor do jornal "As Cidades" (Charqueada, SP); Wilson Roberto Vicente, assistente de imprensa da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Santo André (Santo André, SP).

Texto Anterior: Os compromissos de Pequim
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.