São Paulo, sábado, 9 de março de 1996 |
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Preço baixa 0,2% nos hipermercados
MAURO ZAFALON
Após várias semanas de quedas, os preços praticados pelos hipermercados são apenas 0,4% superiores aos do início do ano. Já os supermercados voltaram a reajustar seus preços. A alta nesta primeira semana de março foi de 0,3%. Na anterior, havia sido de 0,14%. Apesar desses reajustes, a variação acumulada de preços desde o início do ano é de 1,4%, abaixo da taxa de 2,23% de inflação da Fipe para os dois primeiros meses de 96. Os dados são do Datafolha, que pesquisa preços de cem itens em 18 supermercados e 18 hipermercados de São Paulo. A pesquisa coletou 6.954 preços nos setores de alimentos, produtos de higiene e de limpeza. Vários itens tiveram queda na semana. Entre eles, carnes e seus derivados, cereais e produtos de higiene e de limpeza. Já os alimentos matinais foram os que mais subiram, aponta o levantamento. As maiores diferenças de um mesmo produto nos supermercados pesquisados continuam próximas de 135%, taxa bem inferior à do ano passado, que estava em 240%. A pesquisa do Datafolha mostra que os preços praticados pelas redes de supermercados e hipermercados estão mais próximos. A queda de preços no setor de alimentos básicos foi ainda maior do que a média geral dos supermercados e hipermercados. Outra pesquisa do Datafolha mostra que os principais alimentos básicos recuaram 2,2% na semana. Na última semana de fevereiro, os preços desses produtos ficaram estáveis. A pesquisa do Procon, em convênio com o Dieese, também mostrou queda de preços no custo da cesta básica nos supermercados de São Paulo. A queda foi, em média, de 0,94% na semana. Os produtos de limpeza lideraram as baixas, com recuo de 1,48%. Texto Anterior: Produção agrícola deve cair 11,8% em 96 Próximo Texto: Inflação tem queda em fevereiro Índice |
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