São Paulo, sábado, 9 de março de 1996
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Preço baixa 0,2% nos hipermercados

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

Os hipermercados voltaram a derrubar os preços nesta semana. A queda, em média, foi de 0,18%, contra redução de 0,66% na última de fevereiro.
Após várias semanas de quedas, os preços praticados pelos hipermercados são apenas 0,4% superiores aos do início do ano.
Já os supermercados voltaram a reajustar seus preços. A alta nesta primeira semana de março foi de 0,3%. Na anterior, havia sido de 0,14%.
Apesar desses reajustes, a variação acumulada de preços desde o início do ano é de 1,4%, abaixo da taxa de 2,23% de inflação da Fipe para os dois primeiros meses de 96.
Os dados são do Datafolha, que pesquisa preços de cem itens em 18 supermercados e 18 hipermercados de São Paulo.
A pesquisa coletou 6.954 preços nos setores de alimentos, produtos de higiene e de limpeza.
Vários itens tiveram queda na semana. Entre eles, carnes e seus derivados, cereais e produtos de higiene e de limpeza.
Já os alimentos matinais foram os que mais subiram, aponta o levantamento.
As maiores diferenças de um mesmo produto nos supermercados pesquisados continuam próximas de 135%, taxa bem inferior à do ano passado, que estava em 240%.
A pesquisa do Datafolha mostra que os preços praticados pelas redes de supermercados e hipermercados estão mais próximos.
A queda de preços no setor de alimentos básicos foi ainda maior do que a média geral dos supermercados e hipermercados.
Outra pesquisa do Datafolha mostra que os principais alimentos básicos recuaram 2,2% na semana. Na última semana de fevereiro, os preços desses produtos ficaram estáveis.
A pesquisa do Procon, em convênio com o Dieese, também mostrou queda de preços no custo da cesta básica nos supermercados de São Paulo. A queda foi, em média, de 0,94% na semana. Os produtos de limpeza lideraram as baixas, com recuo de 1,48%.

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