São Paulo, sábado, 9 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fusão entre Sandoz e Ciba será em abril

União surpreende direção no Brasil

DA REPORTAGEM LOCAL

A maior fusão da história dos negócios no mundo já tem data para se concretizar. Nos dias 23 e 24 de abril, os conselhos de acionistas da Sandoz e da Ciba-Geigy ratificam -ou não- a criação da Novartis.
Se aprovada, a constituição da nova empresa será imediata. Sandoz e Ciba desaparecem.
Anunciada pela cúpula das duas matrizes na quinta-feira, em Basiléia (Suíça), a Novartis será a segunda maior empresa farmacêutica, com 4,4% do mercado mundial -estimado em US$ 200 bilhões.
Só fica atrás da britânica Glaxo-Wellcome, que em 95 vendeu 5% de dos fármacos do mundo. No Brasil, será a maior, com 7,8%.
A união surpreendeu a direção das empresas no Brasil, disseram ontem, em São Paulo, Horst Seiler, presidente da Sandoz, e Cecil Holstein, diretor de finanças da Ciba.
Ambos teriam sido informados por fax na tarde de quinta-feira.
Os contatos ainda não foram iniciados -as empresas vão esperar a aprovação dos acionistas, que, segundo Seiler, é praticamente certa.
Os acionistas trocarão uma ação da Sandoz por uma da Novartis. Cada 15 ações viram 16 na Novartis.
A empresa vai se concentrar na área biológica: fármacos, defensivos agrícolas, sementes e nutriação animal -além do braço oftalmológico da Ciba. Outras atividades irão para novas empresas.
Segundo Holstein e Seiler, ainda não está definido quem comandará a empresa no Brasil. Na matriz, o novo presidente será Alex Krauer, atual presidente da Ciba mundial. Daniel Vasella, diretor da Sandoz, presidirá o comitê executivo.
Seiler disse ontem que todos os efeitos da fusão só serão conhecidos em 36 meses. Serão constituídos comitês e grupos-tarefa para conhecer as empresas por dentro e facilitar a união.
Holstein disse que dificilmente haverá demissões no Brasil, porque ambas as empresas estão enxutas e as atividades devem crescer no país, visando também o Mercosul.
As matrizes prevêem corte de 10 mil a 14 mil dos 130 mil empregados das duas empresas no mundo.

Texto Anterior: Pacifico Paoli assume direção do Mappin
Próximo Texto: Vendas devem crescer até 15% este mês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.