São Paulo, sábado, 9 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GM vai à Justiça dos EUA contra a Volks

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A multinacional do setor automotivo General Motors e sua subsidiária alemã, Adam Opel, resolveram recorrer à Justiça norte-americana contra o que consideram lentidão da Justiça na Alemanha.
A GM e a Opel acusam a Volkswagen, outra gigante do setor, de espionagem industrial. Em 1993, a GM acionou a Volkswagen no tribunal de Darmstadt, na Alemanha, pedindo ressarcimento por danos provocados pela saída de um alto funcionário que foi para a Volks.
O executivo alvo das denúncias de espionagem é o espanhol José López de Arriortúa -uma estrela da GM/Opel, que reverteu tendência de queda no faturamento da empresa, baixou custos e preços.
Em março de 93, López passou para a Volkswagen. Segundo a acusação da GM/Opel, o executivo teria passado segredos industriais para sua maior competidora. Como o resultado da ação impetrada na Alemanha só deverá sair em meados deste ano, a GM resolveu voltar à carga nos EUA.
A multinacional entrou, ontem, com o mesmo tipo de ação no tribunal de Michigan, onde tanto a GM como a Volks estão sediadas.
Também está citado na ação, que é genericamente contra a Volkswagen, outro dos principais dirigentes da empresa, Ferdinand Piech. A acusação é de "conspiração criminal" e "roubo de direitos e segredos industriais".
Apesar de não querer precisar o montante da ação, operadores da bolsa de Frankfurt estimam que oscile entre USŸ 750 milhões e USŸ 1,4 bilhão.
A Volkswagen respondeu com um comunicado oficial, afirmando que entrará com recurso contra a ação da GM, alegando que a acusação é infundada.

Texto Anterior: O Mercosul e a arbitragem comercial
Próximo Texto: Contratos especiais terão corte de 18% nos encargos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.