São Paulo, sábado, 9 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tchetchenos tomam avião, diz diplomata

Vôo com 109 a bordo ia à Turquia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os sequestradores de um avião de passageiros tomado ontem se identificaram como separatistas tchetchenos, segundo o embaixador da Turquia na Bulgária, Mehmet Ali Irtemcelik.
Pelo menos quatro sequestradores tomaram um avião com 101 passageiros e oito tripulantes. O avião ia do norte do Chipre para Istambul (Turquia), mas foi desviado para a Bulgária, para abastecimento. De lá, o avião decolou novamente, provavelmente para Munique, no sul da Alemanha.
O embaixador disse que os sequestradores pretendem libertar os passageiros na Alemanha.
Segundo a TV turca Kanal D, os quatro sequestradores eram cidadãos turcos. Os sequestradores falavam inglês e não fizeram nenhum pedido específico.
Há no Boeing-727 pelo 47 turcos, 33 cipriotas e pessoas de outras nacionalidades, inclusive russos.
Os separatistas tchetchenos, liderados por Djokhar Dudaiev, lutam para que a república do sudoeste da Rússia se torne independente.
Dudaiev prometeu levar a guerra com os russos, que já dura 15 meses, para o resto da Europa.
Um grupo de tchetchenos sequestrou em janeiro um navio com grande número de passageiros russos na Turquia. Eles se entregaram dias depois.
Ontem à noite, os combates em Grozni, a capital da Tchetchênia, se intensificaram depois que os russos montaram uma operação para retomar parte da cidade.
Autoridades russas disseram que ainda devem levar alguns dias para retirar os rebeldes, que tomaram cerca de um terço de Grozni.
Ontem foi o terceiro dia seguido de batalhas na cidade. Um porta-voz do governo indicado pelos russos para a região disse que seus próprios soldados estavam "assustados" e "sobrecarregados" com os combates.
Nos três dias de batalha, pelo menos 83 soldados russos morreram e 160 ficaram feridos. Existem também 40 desaparecidos. Não há informações sobre baixas entre os rebeldes separatistas.

Texto Anterior: Tchernobil esconde incidente grave
Próximo Texto: 'Matei 70 bósnios', afirma ex-soldado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.