São Paulo, domingo, 10 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dona-de-casa sofre 'infarto psicológico'

LUCIA MARTINS; BETINA BERNARDES
DA REPORTAGEM LOCAL

No ano passado, M., uma dona-de-casa de 60 anos, foi internada com fortes suspeitas de infarto. Chegou ao hospital com taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos), dor no peito e falta de ar. Dois dias depois, os médicos descobriram que M. sofreu um "infarto psicológico" e que, na verdade, ela estava estressada.
M. foi encaminhada ao Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas. A psiquiatra Alexandrina Meleiro, que cuidou de M., considera o caso da dona-de-casa um dos mais extremos porque ela "estava à beira de um infarto real".
M. foi submetida a um tratamento antiestresse durante algumas semanas, mas ficou curada sem ter que tomar nenhuma medicação.
A mesma sorte não teve um empresário de 45 anos, encaminhado para a Clínica de Controle de Estresse, em Campinas, por seu cardiologista. Ele tinha dores no peito e pressão alta. Um dia após ligar para a diretora da clínica, Marilda Lipp, ele teve um infarto e morreu.
Desde que abriu a clínica em 85, Marilda só registrou três mortes. "Um número pequeno, mas preocupante", diz. Isso porque ela considera que as mortes por infarto tendem a aumentar porque as pessoas demoram muito a procurar tratamento. "As pessoas adiam muito o tratamento e as consequências podem ser graves."
LUCIA MARTINS e BETINA BERNARDES

Texto Anterior: Brasília vai promover conferência de saúde; Feira hospitalar terá 12 expositores do exterior; Serviços de saúde são tema de 10 congressos; Liminar proíbe óculos de leitura sem receita; Fluoretação reduzcárie infantil em Santos; Estudos da tuberculose vão receber 2 prêmios; Diarréia ataca turistas nas primeiras semanas
Próximo Texto: Importante é gostar do que faz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.