São Paulo, domingo, 10 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dublê desafia perigo na Rede Globo

VANESSA CAMPOS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Algumas das cenas mais emocionantes das novelas e seriados da Globo nos últimos 15 anos foram protagonizadas por Jorge Só, 35, e sua mulher Denise, 31.
Antes que algum telespectador desavisado reclame nunca ter ouvido falar de tais atores, é bom lembrar que os dois são, simplesmente, os dublês mais famosos do Brasil.
Isso significa que, toda vez que André de Biasi descia de canoa uma turbulenta corredeira, em "Armação Ilimitada", ou quando Claudia Raia despencava de um despenhadeiro, em "Deus nos Acuda", Jorge e Denise entravam em cena.
Tudo ocorre tão sutilmente que, aparentemente, eram os personagens, ou melhor, os atores, que enfrentavam os perigos.
A dupla enveredou por esta arriscada profissão por acaso. Como campeão de canoagem em onda, Jorge foi convidado para ser dublê em um episódio de "Armação Ilimitada", em 1981.
O resultado foi tão positivo que ele passou a gravar todas as cenas perigosas do seriado. E ainda convenceu a namorada, Denise, a trabalhar como dublê feminina.
Jorge investiu na atividade e abriu a agência Só Ação, há seis anos. Com uma equipe de 15 dublês, a empresa é responsável pelo planejamento e execução de cenas perigosas para TV e cinema. O sucesso foi comprovado pelo prêmio de melhor dublê do Brasil, concedido a Jorge pela revista "Set".
O perigo é uma constante na profissão dos dois. Jorge chegou a ficar submerso numa lagoa, preso nas ferragens de um carro, durante a gravação de um desastre de automóvel, na novela "Sassaricando".
A situação se complicou porque os mergulhadores demoraram a encontrá-lo. Só a experiência fez com que permanecesse calmo, mesmo sem poder respirar, e aguardasse o resgate.
Já Denise sofreu um acidente muito sério durante a gravação de uma cena de "Cara e Coroa". Foi arrastada por uma onda durante a encenação da morte da personagem de Maitê Proença e só sobreviveu graças a sua excelente forma física.
Mesmo tendo batido a cabeça e com ferimentos graves, ela conseguiu lutar contra a força da maré até ser resgatada.
Apesar de todos os percalços, a dupla não desiste. E a perseverança pode ser comprovada por duas importantes cenas que vão ao ar nos próximos dias, em programas da Rede Globo.
Jorge encarou uma capotagem quádrupla de automóvel para a novela "Quem É Você?". Já Denise caiu do cavalo, literalmente, numa gravação da minissérie "O Fim do Mundo".

Texto Anterior: Atriz interpretou três papéis no cinema
Próximo Texto: Profissão tem treinamento informal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.