São Paulo, segunda-feira, 11 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Verifique o seu consumo

DANIELA FERNANDES
ESPECIAL PARA A FOLHA

Alguns procedimentos como calcular o consumo médio mensal e conferir se não existem vazamentos de água ou fuga de energia auxiliam o consumidor a saber se os valores cobrados nas faturas estão corretos.
Em 95 o Procon recebeu 903 queixas sobre cobrança indevida nas faturas de água, 467 questionando contas de telefone e 219 sobre valores de contas de luz.
Casos em que o próprio consumidor frauda o relógio de luz ou o hidrômetro também ocorrem com certa frequência, diz Regina Franco, do Procon. Se a adulteração for constatada, a empresa pode retroagir a cobrança até dois anos.
"O consumidor deve cuidar dos equipamentos de medição, não permitindo falsificações, para pagar efetivamente o que consome", afirma a técnica do Procon.
No ano passado, a Sabesp constatou 1.308 fraudes, sendo 80% delas feitas nos hidrômetros. Alterar os ponteiros do relógio para bloquear o seu movimento, inverter o sentido da tubulação ou fazer ligações clandestinas são alguns dos métodos adotados. Eles são praticados na maior parte por estabelecimentos comerciais, diz a Sabesp.
A empresa recebe centenas de reclamações por dia em relação aos valores das faturas. Segundo a Sabesp, 98% dos casos que chegam ao Procon são solucionados. A Eletropaulo verificou no ano passado 6.683 casos de fraude.
(DFe)

Texto Anterior: Recorrer de conta de luz leva 5 meses
Próximo Texto: Nome de rua envergonha moradores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.