São Paulo, segunda-feira, 11 de março de 1996 |
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DANIELA FERNANDES
Em 95 o Procon recebeu 903 queixas sobre cobrança indevida nas faturas de água, 467 questionando contas de telefone e 219 sobre valores de contas de luz. Casos em que o próprio consumidor frauda o relógio de luz ou o hidrômetro também ocorrem com certa frequência, diz Regina Franco, do Procon. Se a adulteração for constatada, a empresa pode retroagir a cobrança até dois anos. "O consumidor deve cuidar dos equipamentos de medição, não permitindo falsificações, para pagar efetivamente o que consome", afirma a técnica do Procon. No ano passado, a Sabesp constatou 1.308 fraudes, sendo 80% delas feitas nos hidrômetros. Alterar os ponteiros do relógio para bloquear o seu movimento, inverter o sentido da tubulação ou fazer ligações clandestinas são alguns dos métodos adotados. Eles são praticados na maior parte por estabelecimentos comerciais, diz a Sabesp. A empresa recebe centenas de reclamações por dia em relação aos valores das faturas. Segundo a Sabesp, 98% dos casos que chegam ao Procon são solucionados. A Eletropaulo verificou no ano passado 6.683 casos de fraude. (DFe) Texto Anterior: Recorrer de conta de luz leva 5 meses Próximo Texto: Nome de rua envergonha moradores Índice |
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