São Paulo, segunda-feira, 11 de março de 1996
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DuPont lança sapato com lycra no Brasil

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Sapatos fabricados com lycra. Este é um dos mais recentes produtos desenvolvidos pela DuPont, o grupo norte-americano que detém os direitos de uso da marca e de produção de lycra.
Segundo a empresa, o novo sapato é muito mais macio do que os tradicionais.
São dois os tipos de sapatos com lycra. Um deles, que usa lycra misturada com couro artificial, começou a ser vendido na Europa no ano passado. Mais de 2 milhões de pares já foram vendidos.
O outro tipo só será lançado no final deste ano ou início do próximo, provavelmente também no Brasil. Nesse caso, os sapatos são confeccionados a partir de uma espécie de sanduíche de materiais: duas camadas de couro natural e, no meio, uma camada de um filme feito à base de lycra.
Anualmente, a empresa investe mais de USŸ 1 bilhão em pesquisa, inclusive de novos usos de lycra.
Os valores exclusivamente para pesquisa com lycra não são divulgados, mas se aproximam dos USŸ 200 milhões ao ano, segundo Salim Ibrahim, o vice-presidente da DuPont que cuida de toda a produção de lycra no mundo.
Ele esteve no Brasil na semana passada para participar da 29ª Fenatec (Feira Internacional de Tecelagem), realizada em São Paulo.
A aparência dos sapatos com lycra não é, porém, diferente dos calçados de couro convencionais.
Não são os olhos que percebem a diferença, mas sim os pés, explica Edson Garcia, diretor de marketing da DuPont na América do Sul. "Parece que já foram amaciados."
Além de mais macios, esses sapatos são mais caros. Mas não muito mais caros porque, como disse Ibrahim, a quantidade de lycra usada é relativamente pequena: menos de 5% do material usado para fazer o calçado.

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