São Paulo, segunda-feira, 11 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pizarro reinterpreta imagens históricas

MÔNICA MAIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Sem a vestígios das pinceladas fortes ou das esculturas coloridas, a nova vertente da obra de Luiz Pizarro é exibida em São Paulo.
Mestre da Geração 80, Pizarro trocou o Rio por Colônia, na Alemanha, nos anos 90. Agora ele reinterpreta o Brasil através das imagens criadas pelo naturalista alemão Von Martius.
A exposição "Da Luta Ele Voltou Para Casa com Animais Selvagens" inclui 20 trabalhos em cera, construídos com uma técnica original. Podem ser classificados como um meio-termo entre o objeto e a pintura.
"Uso cópias xerox das imagens de Von Martius e Rugendas e as transfiro para cera. Dá uma idéia de fossilização", diz Pizarro.
Alguns trabalhos como "Portraits" incluem, além das cenas que ilustram os livros de botânica e zoologia, folhas de laranja, manga, e canela importadas do Brasil.
O título da mostra refere-se a um aforismo do Nietzsche. "É o olhar do olhar do olhar. Coloca o espectador olhando meu olhar sobre o olhar de Von Martius sobre o Brasil", afirma Pizarro.
Esta série concebida a partir do final de 1994 e início de 1995 foi exibida este ano na Kunsthaus Gallery, em Colônia, e no Paço Imperial, no Rio. A figuração e o acúmulo de cenas remetem à pintura de Pizarro nos anos 80.
"Sumiu a cor. Falo do Brasil em preto-e-branco porque nossa situação não é colorida", diz Pizarro, que evoca temas trágicos em seus trabalhos.

Exposição:"Da Luta Ele Voltou para Casa com Animais Selvagens"
Artista:Luiz Pizarro
Abertura:12 de março, às 21h
Onde:Galeria São Paulo. Rua Estados Unidos, 1456 (Tel.852-8855)
Quando:de 12 de março a 2 de abril. Segunda a domingo, das 10h às 22h
Preço das obras:R$1.800,00 a R$3.200,00

Texto Anterior: Os abutres têm fome
Próximo Texto: Von Martius é relido
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.