São Paulo, segunda-feira, 11 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Von Martius é relido

DA REPORTAGEM LOCAL

Índios, plantas e animais das expedições do naturalista alemão Von Martius são reinterpretadas nos trabalhos de Luiz Pizarro. Friederich Philipp Von Martius (1794-1864), um médico da Baviera, veio ao Brasil em 1817.
Durante três anos ele percorreu o Brasil com seu companheiro Spix. O resultado da viagem, entre 1823 e 1831, está no livro "Viagem pelo Brasil'.
A obra de Martius inclui "Flora Brasiliensis", "História das Plameiras" e "Novos Gêneros e Espécies de Plantas Brasileiras", e carrega a perspectiva clássica do eurocentrismo.
"Releio esta visão, e me coloco como artista brasileiro. Von Martius desenhava, mas tinha uma equipe. As imagens que eu uso foram retiradas de dois catálogos", diz o artista.
"Eczema", a imagem de um índio manchado por insetos, abre a mostra. "Trabalho com molduras enfeitadas com animais e plantas que dão um aspecto nobre a interpretações meio escatológicas", afirma Pizarro.
"O Cocar" é uma alegoria horizontal montada com figuras de índios do Alto Amazonas. "O Suicídio de Narciso", traz um índio matando a própria imagem.
Narcisismo, retorno e idealizações estão nas imagens reconstruídas. "Volta ao Lar", centrada em duas cenas de paisagens tropicais, ilustra essas orientações. Pizarro continuará a pesquisa de imagens aliada à impressão em cera.

Texto Anterior: Pizarro reinterpreta imagens históricas
Próximo Texto: Vasto mundo, se me chamasse Clarimundo...
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.