São Paulo, segunda-feira, 11 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Stones desenterram sua extravagância

PAULO CAVALCANTI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Parece que os superastros do rock resolveram abrir o baú. Depois do material raro dos Beatles em "Anthology", chegou a vez dos Rolling Stones.
Sai ainda este semestre, em vídeo e CD, o "Rolling Stones Rock and Roll Circus", um já mítico especial de TV rodado em película, que a banda fez para a BBC em 1968 e que até agora permanece inédito.
Esse especial foi uma tentativa do grupo de contornar os problemas causados pelo então guitarrista Brian Jones, fundador da banda.
Ele estava muito debilitado pelas drogas e impossibilitado de sair do país devido a problemas com a Justiça inglesa. Jones morreria sete meses depois.
Sem poder excursionar, a banda então idealizou esse especial com vários convidados (veja a relação completa abaixo) para promover o álbum "Beggar's Banquet".
As filmagens aconteceram nos dias 11 e 12 de dezembro, com um custo de 20 mil libras.
O estúdio da BBC em Shepperd Bush virou um picadeiro e foram trazidos palhaços, engolidores de fogo, acrobatas e vários animais, além de uma platéia de 800 convidados escolhido pelo grupo.
Mick Jagger, de chicote na mão e cartola, era o mestre de cerimônias. A direção ficou a cargo de Michael Lyndsay-Hoggs, responsável pelo célebre programa de TV "Ready Steady Go!".
Para a ocasião foi montado um supergrupo, chamado A.N. Other, formado por Eric Clapton na guitarra-solo, John Lennon na guitarra base, Keith Richards no baixo e Mitch Mitchel na bateria.
A banda tocou "Yer Blues", música de Lennon do recém-lançado "White Album", dos Beatles. Depois, subiram no palco o violinista Ivry Gitlis e Yoko Ono, que improvisou seus habituais guinchos.
Cansados, os Stones só foram começar a gravar às cinco da manhã. Depois de um aquecimento com clássicos do rock e blues, tocaram para as câmeras ligadas "Jumping Jack Flash", "Symphaty For the Devil", "No Expectations", "You Can't Always Get What You Want", "Salt of the Earth" e "Parachute Woman", sendo que esta foi repetida três vezes.
Os motivos do engavetamento do "Circus" são controvertidos. Oficialmente, Jagger não teria gostado da performance da banda.
O mais certo foi uma disputa sobre os direitos autorais que os Stones teriam que receber. Com a morte de Brian Jones, em julho de 1969, todos os envolvidos resolveram que o especial já não tinha mais motivo para ser exibido.
Uma cópia pirata, truncada e com péssima imagem em preto e branco, chegou a circular entre os fãs no começo desta década.
Só dois segmentos foram lançados oficialmente. Um excerto do clipe do The Who tocando "A Quick One While He's Away" foi incluído no documentário "The Kids Are Alright" e uma versão editada de "Yon Can't Always Get What You Want" apareceu na fita "25x5", a videobiografia autorizada dos Stones.
Em 1991, a editora Faber publicou um livro com mais de 100 fotografias tiradas por Mike Randolph durante os ensaios e gravações da extravagância dos Stones.

Texto Anterior: Vasto mundo, se me chamasse Clarimundo...
Próximo Texto: Show teve convidados especiais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.