São Paulo, segunda-feira, 11 de março de 1996
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Hollywood apela para trilhas melosas

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA AFOLHA

O ritual de entrega do Oscar transformou março em mês oficial das trilhas sonoras. Oito discos acabam de chegar às lojas, indicando as tendências atuais da música nas telas de cinema.
Esses lançamentos sugerem que o padrão clássico instituído por veteranos do gênero -caso de John Williams, autor de trilhas famosas, como as de "Indiana Jones" ou "A Lista de Schindler"- está perdendo espaço em Hollywood.
Williams é autor de dois trabalhos incluídos no pacote. Na trilha original de "Sabrina", ele investe pelo romantismo, criando climas delicados com solos de piano e expressivas passagens orquestrais.
Mas é na música do aqui ainda inédito "Nixon" (direção de Oliver Stone), que Williams exibe todo seu know-how. Usando cordas, tímpanos e muita percussão, criou uma trilha tipicamente épica, recheada de climas sombrios e passagens de suspense.
O que se nota cada vez mais em Hollywood é que as trilhas orquestrais estão sendo substituídas por canções. Quanto mais pop, melosas e conhecidas elas forem, melhor, parecem calcular os produtores, de olho nas bilheterias.
No caso da trilha de "O Pai da Noiva 2", um trabalho bastante convencional assinado por Alan Silvestri, a inclusão de canções conhecidas funciona como verdadeira tábua de salvação.
As aparições da blueseira Etta James (cantando "At Last") e do pioneiro do rock Fats Domino (em "When the Saints Go Marching In") conseguem abrandar a pieguice da música original de Silvestri, repleta de harpas, sininhos e cordas açucaradas.
Algo semelhante acontece em "Sinfonia de Uma Vida" (Mr. Holland's Opus), cuja trilha foi dividida em dois discos. A história do compositor que se torna um abnegado professor é musicada com muita apelação, inclusive no álbum que reúne as 11 canções.
Dominada por diversos estilos de blues elétrico e rhythm and blues, a trilha de "Coisas Para se Fazer em Denver Quando você Está Morto" pode ser ouvida como uma compilação autônoma.
A começar por duas faixas com o bluesman Buddy Guy ("She's a Superstar" e "Born Under a Bad Sign"), que inclusive faz uma rápida aparição no filme.

Lançamentos:Polygram Formato:CD Quanto:R$ 20,00 (cada um)

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