São Paulo, terça-feira, 12 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputados estão em xeque, diz Motta

FERNANDO RODRIGUES
ENVIADO ESPECIAL A TÓQUIO

O ministro das Comunicações, Sérgio Motta (PSDB), disse ontem que as recentes derrotas do governo no Congresso servem para "separar o joio do trigo" e que os parlamentares terão de optar entre "trabalhar no sentido do povo, ou contra o povo".
Motta falou à Folha em Tóquio, no Japão, onde participa da comitiva do presidente Fernando Henrique Cardoso -que visita aquele país de hoje até sexta.
Um dos principais articuladores políticos de FHC, Motta quis demonstrar tranquilidade em relação à derrota do governo na votação da emenda da Previdência.
Eleitores contra
O ministro deu a entender que a estratégia governamental pode ser no sentido de mover os eleitores contra o Congresso. Isso seria usado para aprovar uma outra reforma da Previdência.
A frase do ministro foi a seguinte: "Quem nos apóia é o povo. Ele (FHC) tem o apoio do povo. O Congresso vai ter de optar: ou trabalhar no sentido do povo, ou contra o povo".
Especificamente sobre a queda da emenda sustentada pelo governo, Motta disse que foi uma "solução política", e não uma simples derrota.
"Podemos reapresentar o projeto da Previdência, com emendas. Eu particularmente gostei, porque achava o relatório do Euler (Ribeiro, deputado do PMDB-AM, relator da emenda) uma droga. Eu acho que foi uma boa solução política. E também foi bom porque estabeleceu bem as forças."
Motta disse não acreditar que o presidente pense em punir os deputados, supostamente aliados, que votaram contra o governo na emenda da Previdência.
O ministro passou o dia encontrando-se com empresários japoneses, a quem convidava para visitar o Brasil e investir no país.
Foram visitas protocolares, quase inócuas, e sem muito resultado imediato. Na laboratório da NTT (estatal de telecomunicações do Japão), passou quase meia hora vendo um vídeo genérico.

Texto Anterior: Tucano se encontra com ex-jogador Fio Maravilha
Próximo Texto: Assessores de FHC querem trocar avião
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.