São Paulo, terça-feira, 12 de março de 1996
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Assessores de FHC querem trocar avião

DO ENVIADO ESPECIAL A SAN FRANCISCO

O contraste entre os aviões presidenciais do Brasil e dos EUA, estacionados a um quilômetro de distância entre si no sábado em San Francisco, animou conversas entre jornalistas e assessores de FHC.
Todos os auxiliares do presidente demonstram grande confiança nas condições de vôo do Boeing 707, mas poucos disfarçam que prefeririam vê-lo substituído.
O avião que agora serve FHC foi fabricado em 1958 e tem um dos primeiros chassis que a Boeing fez do modelo. O 707 foi o primeiro jato da aviação civil mundial.
Quase todo o equipamento do aparelho já foi substituído, mas o avião é barulhento e poluidor.
Se não fosse do presidente do Brasil, não poderia pousar nos aeroportos dos EUA por não atender aos requisitos de qualidade ambiental da Administração Federal de Aviação (FAA).
Na comitiva presidencial, e mesmo entre alguns oficiais da Força Aérea Brasileira, o Boeing é chamado de "sucatão", e seu reserva, outro 707, de "sucatinha".

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