São Paulo, terça-feira, 12 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Repórter vence com 3 temas

DA REDAÇÃO

Três assuntos completamente distintos foram temas das reportagens de Mario Cesar Carvalho, 35, 12 anos de Folha, premiadas em 95.
Conseguir "A verdadeira história policial de Rubem Fonseca", publicada em 25 de junho, era uma antiga idéia do repórter.
Como o escritor nunca dá entrevistas, Mario Cesar usou os boletins de ocorrência escritos por Rubem Fonseca na época em que era comissário de polícia (década de 50) e conversou com pessoas que conviviam com ele.
Outra reportagem premiada -sobre um quilombo de 250 anos ameaçado por invasores de terra em Goiás, publicada em 28 de agosto- teve muita repercussão. Duas semanas após a publicação, o governo federal anunciou a demarcação das terras do quilombo.
Para chegar ao quilombo, Mario Cesar teve de andar de burro e caminhar por serras. Ele conviveu com os kalungas durante uma semana, morando numa casa feita de folhas de piaçava.
O crescimento do alcoolismo entre adolescentes e mulheres foi o tema da terceira reportagem premiada -"Juventude Embriagada", publicada em 19 de março.
A partir de uma pesquisa sobre o uso de drogas, Carvalho escreveu uma reportagem com personagens desconcertantes.
"Fiquei chocado de ver gente jovem com história de vida que parecia de pessoas terminais", disse. Entre vários casos, ele cita a de Graça P., 17, que começou a tomar pinga aos 9 anos.

Texto Anterior: Folha premia trabalhos de 31 jornalistas
Próximo Texto: Caderno sobre racismo no Brasil vira livro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.