São Paulo, terça-feira, 12 de março de 1996
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Estudo discute ensino profissionalizante

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A introdução do ensino de habilidades profissionais nos currículos das escolas públicas não deve ser feita automaticamente, sem uma reflexão conjunta e interdisciplinar sobre a relação entre a educação e o trabalho, defende em seu doutoramento o professor de orientação vocacional Helder Baruffi, 39.
"Não se trata de formar o aluno da escola pública para uma determinada profissão, mas para a capacidade de trabalho", afirma.
Suas considerações sobre a questão se associam a uma das duas grandes linhas de pensamento que se confrontam hoje nessa área no Brasil -e em boa parte do mundo.
Projeto do atual ministro da Educação, Paulo Renato Souza, prevê a possibilidade de um ensino técnico de 2º grau apenas profissionalizante -sem uma formação geral.
É a partir desses pressupostos que Baruffi institui em sua dissertação o conceito "Trabalho-Educação".
Para Baruffi, " o ato de educar, embora seja o oferecimento de um instrumental de trabalho voltado especificamente para a aplicação prática, para a solução de problemas específicos, é mais que isso".

Sumário
. Autor: Helder Baruffi, 39
. Tese: "Trabalho e Educação. Uma questão para a escola pública", doutorado na . Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
. Banca: Dirceu R. Carvalho (orient., USP), Rosa Maria Melloni (USP), Selma Garrido Pimenta (USP), Eron Brum (UFMS), José Carlos Abrão (Unip)
. Nota: 10 com distinção

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