São Paulo, terça-feira, 12 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aumento supera previsão para 96

DA REPORTAGEM LOCAL

O item matrículas e mensalidades medido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) aumentou no primeiro bimestre de 1996 mais do que a projeção da inflação para todo o ano.
"Isso depois de quase uma década em que as mensalidades têm sido sistematicamente reajustadas acima da inflação", afirmou o coordenador do Índice de Preços da Fipe, Heron do Carmo, 45.
Segundo os dados que apresentou, só em janeiro e fevereiro deste ano, as mensalidades aumentaram 22,59%. "Na hipótese pessimista, a inflação em 96 será de 15%."
Carmo apresentou no debate um histórico dos reajustes das mensalidades em comparação à inflação. "Até 1987, matrículas e mensalidades aumentavam abaixo da inflação", afirmou.
Antes disso, a inflação estava acelerando e o preço das escolas não conseguia acompanhar essa variação. "A partir daí, houve uma recuperação muito expressiva."
Os dois picos de aumentos foram 1987 e 1991, segundo os dados da Fipe. "Nós acreditávamos que após o real haveria mais equilíbrio, mas não foi o que observamos".
Em março, data-base dos professores, as matrículas e mensalidades devem sofrer novo aumento.

Texto Anterior: Só ensino público pode frear mensalidades
Próximo Texto: Estudo discute ensino profissionalizante
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.