São Paulo, terça-feira, 12 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Xerox terá empresa para fazer tela de computador

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Xerox anunciou ontem, em Nova York, que vai lançar uma nova subsidiária do grupo para produzir e comercializar equipamento de alta tecnologia para melhorar imagens projetadas em telas de computador.
Segundo a empresa, a clareza da imagem é tal que o equipamento será capaz de revolucionar a forma como a informação é visualizada em computadores.
A nova subsidiária chamará "dpiX" e colocará no mercado até o final deste ano, novas telas de computador e equipamentos para a projeção de imagens.
Em entrevista, o diretor-executivo da nova unidade da Xerox, Malcolm Thompson, afirmou que as telas da empresa são resultado de mais de dez anos de pesquisa de transistores de filme ultrafino nos laboratórios da Xerox.
Segundo Thompson, a tecnologia é destinada a fazer uma ponte entre a alta resolução -que só pode ser conseguida no papel ou filme- e as impressões mais comuns e de qualidade inferior que se tem nas telas convencionais de computador.
"O que se tem aqui é uma antecipação da forma como as telas de computador serão no futuro", afirmou o analista industrial Tim Bajarin, que participou do desenvolvimento da tecnologia dos novos equipamentos do grupo, no Centro de Pesquisa de Palo Alto (EUA).
Segundo Thompson, a tela tem a resolução de uma impressora a laser, mas ele alerta para que não se caia na tentação de fazer uma comparação muito próxima entre imagens eletrônicas e aquelas impressas em papel.
O executivo não quis adiantar o preço do novo equipamento, mas afirmou que algumas telas poderão ser vendidas por até USŸ 10 mil.
A nova empresa do grupo Xerox adotou uma estratégia conservadora para comercializar sua tecnologia num esforço para superar a fama do grupo de ser capaz de inventar alta tecnologia, mas não conseguir obter bons resultados financeiros com seus inventos.

Texto Anterior: Joint-venture Rhodia-Hoechst abre sua filial em Buenos Aires
Próximo Texto: Reuters lança sistema eletrônico de leilão; 3M do Brasil pretende investir R$ 25 milhões; Linha aérea vai ligar SP à cidade de Petrolina; 'Fantasmas' dão prejuízo de US$ 54 mi
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.