São Paulo, terça-feira, 12 de março de 1996
Texto Anterior | Índice

Faturamento cresce 2% na primeira semana

MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os supermercados paulistas faturaram até 2% mais na primeira semana deste mês em relação a igual período de fevereiro.
A informação é da Associação Paulista de Supermercados (Apas), que consultou informalmente as principais lojas do Estado.
"Essa melhora já era esperada", diz Omar Assaf, vice-presidente da Apas. Segundo ele, o retorno das férias e o fim das despesas com material escolar deram um fôlego novo às compras de alimentos e produtos de higiene e limpeza.
O quadro é semelhante também nos pequenos supermercados."Nos dez primeiros dias do mês estamos faturando até 5% mais que em fevereiro", diz Wilson Tanaka, presidente do Sincovaga, que reúne revendas de alimentos.
Tanaka diz que normalmente março já é melhor do que fevereiro porque tem mais dias úteis. Neste ano, o desempenho do mês promete ser melhor ainda. Motivo: o mês terá cinco sábados e nenhum feriado previsto.
Na sua avaliação, as vendas deste mês devem ficar abaixo de igual do ano passado. "É que o consumidor continua inseguro e retraído e boa parte das vendas estão sendo sustentadas com a aceitação de pré-datado para o mês seguinte."
Café
Já nesta semana o consumidor vai pagar até 8% mais pelo pó de café. É que, segundo Tanaka, as torrefadoras aumentaram os preços do produto na semana passada.
O quilo que custava R$ 6,50 para o consumidor final sai por R$ 7.
Mesmo com a concorrência acirrada entre as lojas, o varejo não tem condições de manter os preços e arcar com esse aumento de custos.
(MCh)

Texto Anterior: Wal-Mart recua e revê estratégia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.