São Paulo, terça-feira, 12 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Wolfenson mostra as caras do Brasil

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

"Jardim da Luz" fica em exposição até 7 de abril

O fotógrafo paulista Bob Wolfenson inaugura hoje a exposição "Jardim da Luz", no Masp, com 104 retratos em preto-e-branco.
São fotos de personalidades brasileiras e figuras anônimas do cotidiano, flagrados com a intenção de "ressaltar a singularidade de cada um", como explica o artista.
Compõem o painel alguns nomes ilustres, como o do Presidente Fernando Henrique Cardoso e dos músicos Chico Buarque, Milton Nascimento e Caetano Veloso.
Também os jogadores Raí e Edmundo, as atrizes Fernanda Montenegro, Marieta Severo, Carolina Ferraz e Malu Mader, e as cantoras Rita Lee e Maria Bethânia.
Wolfenson conta que os registros foram feitos em seu estúdio. Em outras ocasiões, o fotógrafo utilizou seu estúdio móvel.
A luz diurna foi suficiente para captar sorrisos, trjeitos e caretas.
Na exposição, os retratos estão agrupados em uma instalação em forma de cruz. Segundo o artista, não se trata de uma simbologia.
"É a marca de um trabalho pop, guiado pelo prazer de fotografar e pela generosidade dos fotografados", explica Wolfenson.
Mais de 80% das fotos foram tiradas nos últimos dois anos e cada personalidade foi clicada, em média, 84 vezes.
Outras fotos de pessoas já mortas, como a da cantora Elis Regina, a da arquiteta Lina Bo Bardi e do artista plástico Leonilson, foram recolhidas do seu arquivo.
Em 95, Wolfenson, 41, recebeu o Prêmio Nacional de Fotografia do Ministério da Cultura, na categoria arte aplicada, pela campanha da confecção "Viva Vida", em Israel.
Trabalha com moda, publicidade e editoriais para a Revista da Folha, "Vogue", "Marie Claire", "Vip" e "Placar".

Texto Anterior: 'Menino Maluquinho' ganha prêmio egípcio; Editora da USP liquida raros e esgotados; Firma Casa importa móveis da Zanotta; Intelectual islâmico Al Gazali morre aos 79 anos
Próximo Texto: Zente! FHC foi pro Zapão mexer os pauzinhos!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.