São Paulo, terça-feira, 12 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Os robôs estão aí

MARIA ERCILIA
DA FOLHA ONLINE

Depois da sua lua-de-mel com a Internet, você começa a reavaliar todas aquelas noites em claro, procurando agulhas no maior palheiro do mundo. De repente não parece tão interessante assim um programa que vasculha 20 milhões de endereços. Quem quer ler listas de 10 mil nomes, sem sequer saber se vai chegar a um resultado aproveitável?
Não se desespere: os robôs estão chegando. Eles não têm cara de humanóides, nem falam, mas fazem o que um robô deveria fazer: livrar você de tarefas chatas.
O SurfBot (http://www.surflogic.com/home.html) pesquisa endereços que você frequenta sempre, para ver se há novidades, e as traz ao seu computador, sem que você precise gastar paciência e tempo de conexão indo checar as páginas pessoalmente. Ele pode ser programado para "acordar" numa hora determinada, discar seu programa de conexão e buscar as novidades.
Surfista inteligente O SurfBot -pasmem- é um surfista inteligente. Ele pode ainda trabalhar em conjunto com "agentes" programados para buscar por exemplo notícias novas num jornal. Na página do SurfBot há por exemplo um agente que captura as novidades do Finantial Times (http://www.usa.ft.com). Os agentes do SurfBot são programinhas que não passam de 5k.
Mesmo sem os agentes, o SurfBot pode até mesmo monitorar, por exemplo, todos os seus bookmarks e criar relatórios a cada novidade que surge neles.
Outro programa semelhante é o URL-minder (http://www.netmind.com/URL-minder/URL-minder.html), que faz suas entregas de informação por correio eletrônico. O URL-minder pode ser programado para fazer buscas no Yahoo e para procurar novidades em endereços de Web.
Uma empresa chamada Cambridge Neurodynamics deve lançar em abril um programa do mesmo tipo, o AutoNomy.
Estes robôs são como se você tivesse o seu próprio mini-Lycos, que percorre um universo bem pequeno de endereços delimitado pelos seus interesses.
Ao lado dos micro-robôs individuais, estão surgindo também as super-aranhas, que fazem busca em outros programas de busca. O All4One procura em quatro programas de busca ao mesmo tempo. O MetaCrawler (http://metacrawler.cs.washington.edu:8080/index.html), em oito. E o Savvy Search busca em 18 endereços diferentes (quatro de cada vez).
O único problema dos robôs é o trânsito. "Aranhas" como os robôs do Lycos e do Alta Vista geram um tráfego enorme na Internet. Se milhares de pessoas disparam também seus micro-robôs o engarrafamento nas linhas pode ser fatal. É preciso um mínimo de polidez no uso dos robôs. Por exemplo, programá-los para "acordar" de madrugada (tipo às quatro da manhã) quando o tráfego é menor e não usá-los sem necessidade.

NOTAS
O Yahoo (http://www.yahoo.com) será o primeiro endereço de Web do mundo a se tornar uma sociedade anônima. A empresa da Califórnia já anunciou que vai fazer em breve um lançamento de ações.

O Comitê Gestor Internet (http://www.cg.org.br/registros/registros.html) lançou um serviço de proteção ao consumidor (http://www.cg.org.br/registros/registros.html). Você manda um mail e o Comitê promete tornar pública o seu problema. Agora é só reclamar.

A Aventura (http://www.aventura.com.br) pode não ser a primeira revista na Internet, mas com certeza é a primeira cuja redação é um veleiro. Yuri e Vera Sanada, que moram num barco atracado em San Diego, Califórnia, são os responsáveis pelo projeto, que tem o apoio de Amir Klink.

Texto Anterior: Chomsky faz picadinho da mídia
Próximo Texto: 'Menino Maluquinho' ganha prêmio egípcio; Editora da USP liquida raros e esgotados; Firma Casa importa móveis da Zanotta; Intelectual islâmico Al Gazali morre aos 79 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.