São Paulo, terça-feira, 12 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sete Estados participam da "superterça"

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Bob Dole deve consolidar hoje sua candidatura à Presidência pelo Partido Republicano

Sete Estados participam da 'superterça'
Eleitores de sete Estados norte-americanos votam hoje no principal dia das eleições primárias, a "superterça".
O senador Bob Dole espera garantir a indicação à Presidência pelo Partido Republicano. Entre os democratas, a votação é uma formalidade: o presidente Bill Clinton não tem adversários.
Pelo sistema de primárias, os eleitores escolhem delegados para a convenção nacional dos partidos, que escolhe os candidatos à Presidência. Esses delegados já vão à convenção comprometidos com algum candidato. Hoje, serão eleitos 362 delegados republicanos.
O principal prêmio é o Texas, que elege 123 delegados. Votam ainda Flórida (98 delegados, todos comprometidos com o mesmo candidato), Mississipi (33 delegados para um mesmo candidato), Oklahoma (38 delegados), Oregon (23), Tennessee (38) e Louisiana (9).
Dole deve ganhar em todos os Estados e pode quase dobrar os 383 delegados que já tem -ficando muito próximo da indicação.
Ontem ele cantou vitória, dizendo que nunca esteve tão próximo de ser candidato à Presidência.
Ele pediu a seus dois principais adversários (o jornalista de ultradireita Pat Buchanan e o milionário Steve Forbes) que desistam da disputa para se concentrar no "inimigo comum" -o presidente Bill Clinton, favorito à reeleição.
Nenhum demonstra intenção de abandonar a disputa, mesmo derrotados. Buchanan mantém pesados ataques contra Dole, e Forbes promete apoiá-lo mais tarde.
Forbes falou ontem em San Antonio (Texas), no local conhecido como O Álamo, e prometeu lutar até o fim pela indicação.
Em 1836, 187 texanos fizeram a mesma promessa ao defender a região dos soldados mexicanos. Dias depois, as tropas do México atacaram e todos os texanos morreram.
Nos últimos dias, Dole ganhou um apoio público precioso: o do ex-presidente George Bush, o último republicano a ocupar o cargo.
Bush e Dole são antigos adversários dentro do partido, e disputaram voto a voto a indicação republicana eleição de 1988.
George W. Bush, governador do Texas e filho do ex-presidente, também deu apoio ao senador.
A vantagem de Dole no Texas é tão segura que ele se permitiu não participar dos debates pela televisão, na sexta-feira, em Dallas.
As últimas pesquisas mostram Dole com 57% das intenções de voto no Estado, contra 18% de Buchanan. Um fator que beneficia Dole é sua defesa do livre comércio, em oposição a Buchanan.
O tema normalmente aparece distante do eleitor comum, mas no Texas, que faz fronteira com o México, o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta, na sigla em inglês) envolve milhares de pessoas.

Texto Anterior: Expectativa cerca a queda de satélite desgovernado
Próximo Texto: Líder sírio boicota reunião antiterror
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.