São Paulo, terça-feira, 12 de março de 1996
Texto Anterior | Índice

Nova Folha; Pizza universal; Índios; Genocídio; Surpresa; Projeto; Pseudodemocracia; Apartidarismo e IPC; Esclarecimento

Nova Folha
"Parabéns pelo empenho desta Folha em colorir as imagens do Brasil."
Emmanuel Nobrega Sobral, presidente da Eletropaulo (São Paulo, SP)
*
"Congratulamo-nos com a Folha em virtude do relevante acontecimento, adotando a cor total.
O uso da cor em letras e o emprego de modernos recursos gráficos transformarão a Folha numa publicação confortável na leitura, possibilitando a localização das reportagens com maior facilidade."
Luiz Gonzaga Bertelli, presidente-executivo do Ciee -Centro de Integração Empresa-Escola (São Paulo, SP)
*
"Não acredito em mudanças profundas sem a presença de obstáculos. Superá-los é parte integrante de uma história de sucesso. A nova Folha veio para ficar."
Lair Alberto Soares Krahenbuhl, secretário municipal da Habitação (São Paulo, SP)
*
"Tenho observado no 'Painel do Leitor' várias menções sobre o novo padrão gráfico e o uso das cores. Como a maioria, aproveito também para cumprimentar a Folha.
A despeito das reclamações apresentadas por alguns assinantes com relação aos atrasos na entrega e às imperfeições nas cores, que como assinante também fui 'vitimada', acredito na administração competente da Folha que está, com certeza, esforçando-se para atingir 100% seus planos de modernização gráfica.
Presto assim, minha compreensão, que acredito ser a mesma de muitos outros leitores, e aguardo ansiosa o sucesso total da Folha."
Elizangela Cristina Zuliani (Jaú, SP)
*
"Já estava me preparando para parabenizar a Folha pela sua mudança e modernização quando fui surpreendida pelos seguintes fatos: o jornal de 4/3 só me foi entregue após as 12h; o exemplar de 3/3 só apareceu também após as 12h e 'totalmente' incompleto.
Infelizmente, fiz parte dos 6% dos leitores premiados com as falhas surgidas no novo sistema.
Portanto adio meus parabéns para quando essa situação for normalizada e esta assinante fiel se sentir satisfeita novamente com seu jornal (considero a Folha meu jornal). Gostaria de receber os fascículos da enciclopédia e do guia turístico."
Assumpta Marise Buono (São Paulo, SP)
*
"O jornal dos jornais promoveu a reforma das reformas, presenteou o leitor dos leitores com a enciclopédia das enciclopédias, preparou-se para a venda das vendas de assinaturas e esqueceu-se de estruturar a distribuição das distribuições.
Como resultado, muitos assinantes receberam seus exemplares com enorme atraso e, o que é pior, incompletos. Era só o que faltava."
Robson Sant'Anna (São Paulo, SP)

Nota da Redação - A Folha enfrenta problemas técnicos em seu novo centro gráfico, o que provocou um recuo provisório no cronograma de implantação do projeto cor total. O objetivo, no entanto, não foi abandonado. A Folha está empenhada em solucionar o mais rapidamente possível esses problemas. Os horários de entrega, que foram prejudicados no início da semana, já estão sendo regularizados.

Pizza universal
"Já esperávamos a notícia de que o andamento das investigações sobre a Universal está parada. Apesar de decepcionar, era óbvia.
De estranhar seria que tramitasse normalmente. Infelizmente, já sentíamos o cheiro de orégano.
Esperamos que o jornal não se conforme, investigue e publique os reais motivos da demora, evitando assim que se asse mais uma pizza no Brasil!"
Rosemary Marchesini (Curitiba, PR)

Índios
"O pedido de demissão do presidente da Funai (9/3) não é fruto somente da pressão contra o decreto 1.775/96.
Tem raiz no monstro que transformou em etnocida a política indigenista oficial. Capitaneada por um órgão despreparado em suas bases, é o reflexo de uma catequese de erros plantados por SPI e Funai, que transformaram as comunidades indígenas em massa de manobras e poço de vícios governamentais."
Carlos Alberto dos Santos Dutra, coordenador diocesano do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) na diocese de Três Lagoas-MS (Brasilândia, MS)
*
"A Coordenação da Pastoral Indigenista do Interdiocesano Norte-RS manifesta repúdio pela imposição do decreto 1.775/96. Não podemos aceitar mais um golpe contra os povos indígenas."
Jorge Tarachuque, coordenador da Pastoral Indigenista do Interdiocesano Norte-RS (Iraí, RS)

Genocídio
"Chamamos à consciência livre e independente da Folha para que não cesse jamais de denunciar, 'ainda que às pedras do deserto', as falcatruas dos banqueiros e larápios afortunados.
Banqueiros que saqueiam dos miseráveis, dos desempregados, dos que morrem nos corredores e nas pias dos hospitais, dos aposentados, humilhados na velhice.
Os bilhões e bilhões do assalto constituem crime de genocídio contra essa massa humana de deserdados pelos governantes."
Elias Saad (São Paulo, SP)

Surpresa
"Lendo a Folha do dia 10/3, fiquei admirada em saber que a Igreja Católica possui 330,6 mil hectares de terra no campo.
A Igreja Católica e o PT (desde o seu nascimento) vêm reivindicando a reforma agrária e incentivando a invasão de terras no campo.
E agora, o PT não vai mandar invadir as terras da Igreja Católica também? Espero que distribuam as terras a todos que não têm para trabalhar."
Jandira Maluf Saad (São Luís, MA)

Projeto
"A Associação Goiana de Artistas Plásticos (Agap) parabeniza a Folha e a Antarctica pelo projeto 'Antarctica Artes com a Folha'.
Discordamos quanto ao limite de idade, 32 anos, para o participante, por acreditarmos que existam novos valores com mais idade.
A história é farta em exemplos, citando apenas um: Paul Gauguin, que se iniciou nas artes plásticas aos 35 anos.
Porém, o aspecto positivo supera em muito essa pequena falha. Esperamos que outras empresas se espelhem em tal iniciativa."
Gomes de Souza, presidente da Agap -Associação Goiana de Artistas Plásticos (Goiânia, GO)

Pseudodemocracia
"Assim como o leitor Gijo Kikuti (27/2), sou contra essa pseudodemocracia que aí está por um simples motivo: temos de ler alguns escritos que mostram a falta de informação das pessoas que fazem uso da democracia vigente.
Com certeza o leitor em questão não estava no meu país em 73 nem muito menos viu dezenas de cadáveres flutuando nas águas do rio Mapocho (centro de Santiago, Chile). Mais ainda, o leitor nos pede para refletirmos sobre Chile e Peru hoje.
Pois bem, o Chile não tem inflação, em compensação não há indústria de base, o desemprego pleno é altíssimo, não há conquistas trabalhistas e, o pior, as novas gerações estão totalmente apáticas no que diz respeito à política, ou seja, alienação total.
Quanto ao Peru de Fujimori, apenas fechou o Congresso e o Supremo Tribunal e realizou eleições com uma oposição mutilada. Belos exemplos para refletirmos."
Emilio Ramírez Salinas (São Paulo, SP)

Apartidarismo e IPC
"Depois de apoiar o conterrâneo Humberto Lucena no escândalo da gráfica do Senado e ter escrito tantos outros absurdos, Gerardo Mello Mourão defende agora a manutenção do IPC (29/2).
Na busca incessante do apartidarismo e da imparcialidade, a Folha acaba dando espaço a quem deseja apenas polemizar e não debater seriamente idéias. Ainda que bissextos, esses artigos apenas desprestigiam o jornal. Que Nietzsche o perdoe."
Christiano Gonçalves Paes Leme (Santos, SP)

Esclarecimento
"Soubemos que nossa carta sobre a licença-maternidade foi publicada no 'Painel do Leitor' de 6/3, mas cometi um equívoco grave ao não esclarecer que não estávamos falando em nome do Departamento de Neurologia da Universidade de Trondheim.
Falamos exclusivamente em nosso nome, como cidadãos que acompanham o que acontece no Brasil."
Silvia de Castro Arruda e Guilherme de Araujo Lucas (Trondheim, Noruega)

Texto Anterior: ONU: crise financeira ou crise política?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.