São Paulo, quarta-feira, 13 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dorothea inaugura mostra de produtos

Cinesta tenta apoio empresarial

DO ENVIADO ESPECIAL A TÓQUIO

A ministra da Indústria, do Comércio e do Turismo, Dorothea Werneck, inaugurou ontem uma mostra de produtos brasileiros em Tóquio, no Japão.
A mostra foi montada de forma improvisada. Nove Estados brasileiros tinham estandes em um espaço de aproximadamente 400 metros quadrados.
Apertados, expunham produtos de 60 empresas brasileiras. Os produtos, muitas vezes expostos em sua forma bruta, sem embalagem, davam uma impressão de procedência duvidosa.
Ainda assim, cerca de 450 pessoas participaram da solenidade de abertura. Mais de 300 eram representantes ou ligados às empresas brasileiras expositoras.
A mostra foi montada em uma sala de um shopping center num subúrbio de Tóquio.
A organização foi dos ministérios da Indústria e Comércio e das Relações Exteriores. Tiveram apoio da Jetro (sigla em inglês da agência governamental Organização de Comércio Externo do Japão).
Cineasta
A cineasta Tizuka Yamazaki, que integra a comitiva oficial do presidente Fernando Henrique Cardoso, também aproveita a viagem para fazer contatos empresariais.
"Acho que me convidaram porque tenho cara de japonesa", brinca Tizuka. "Adorei, pois estava cheia de lama lá em casa. Meu bairro foi um dos que sofreu com as enchentes no Rio", disse ela.
"Preciso de, pelo menos, USŸ 5 milhões para filmar 'Gaijin 2'. Estar na comitiva ajuda", afirmou a diretora de cinema.
O filme "Gaijin", dirigido por Tizuka em 1978, contava a história de imigrantes japoneses no Brasil no início do século.
"Gaijin 2" será a respeito dos descendentes de japoneses no Brasil que hoje estão retornando ao Japão para trabalhar -os chamados dekasseguis.
"Agora estou interessada em ir até o Eximbank com o Sérgio Motta, pois sei que ele vai lá para 'cantar' os empresários", disse.

Texto Anterior: A viagem ao Japão
Próximo Texto: Regra de servidor não deve mudar agora
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.