São Paulo, quarta-feira, 13 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folheto ensina fazendeiros a evitar desapropriação de terra

MYRIAN VIOLETA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

O Grudep (Grupo de Defesa da Propriedade), do Mato Grosso do Sul, começa a distribuir nesta semana 18 mil folhetos com sugestões aos fazendeiros do Estado para evitar a desapropriação de terras pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
O folheto é bancado por fundo criado em novembro de 95 pelos fazendeiros por meio de sindicatos rurais e da Federação da Agricultura do Mato Grosso do Sul.
No Estado há 18 mil proprietários de terras, filiados a 33 sindicatos rurais, que mantêm o fundo. A contribuição dos fazendeiros é anual. Neste ano, foram recolhidos R$ 117 mil, segundo a federação.
O coordenador geral do Grudep, Hélio Coelho, 70, disse que o grupo "esclarece ao produtor que ele precisa se cadastrar de forma correta junto ao Incra, cumprir as leis trabalhistas e de proteção ao meio ambiente e manter a sua propriedade produtiva".
Para Valentim Telles, 29, do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) no Estado, a medida "não irá aumentar" a produção agrícola. "Eles não vão começar a produzir agora", afirmou Telles.

Texto Anterior: FRASES
Próximo Texto: Polícia do RS usa gás contra sem-terra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.