São Paulo, quarta-feira, 13 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia do RS usa gás contra sem-terra

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

A Brigada Militar (a PM gaúcha) usou bombas de gás lacrimogêneo em confronto com cerca de 700 agricultores sem terra, às 15h30 de ontem, em Júlio de Castilhos (a 394 km de Porto Alegre, RS). Doze sem-terra ficaram feridos.
O confronto ocorreu quando os sem-terra tentaram invadir um depósito de alimentos da Cesa (Companhia Estadual de Silos e Armazéns). Com escoriações, os feridos foram atendidos no hospital e seriam liberados mais tarde.
No momento do confronto, o presidente nacional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Raul do Valle, negociava, em Porto Alegre, com lideranças do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, novos assentamentos no Estado.
Líderes dos sem-terra disseram que os agricultores protestavam porque estariam sem alimentos no acampamento. Eles disseram que as crianças estavam sem tomar leite havia dez dias.
O coronel da PM Luiz Carlos Oliveira disse que os sem-terra portavam foices, paus e pedras. "Tivemos que lançar gás para manter a ordem." Segundo Oliveira, a situação continuou tensa mesmo depois do término do confronto.

Texto Anterior: Folheto ensina fazendeiros a evitar desapropriação de terra
Próximo Texto: Choque deixa 12 sem-terra feridos no RS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.