São Paulo, quarta-feira, 13 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Greve também afeta Campinas

DA FOLHA VALE

Os lixeiros das empresas Vega/Sopave e Voga, responsáveis pela coleta de lixo em Campinas (99 km a noroeste de São Paulo), estão em greve desde anteontem.
Cada uma das empresas é responsável por 50% da coleta na cidade. Eles reivindicam aumento de 55% sobre os salários atuais. A empresas oferecem 21%.
Segundo o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, cerca de 250 toneladas de lixo deixaram de ser recolhidas nos últimos dias.
O presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Campinas, José Carlos Carvalho, diz que a greve atinge 70% dos cerca de 1.200 funcionários das duas empresas.
A prefeitura diz que cerca de 50% da categoria está parada.
Segundo os funcionários, cerca de 450 toneladas de lixo deixaram de ser recolhidas na cidade desde o início da greve. O sindicato diz que só está sendo mantida 30% da coleta, como manda a legislação trabalhista para os casos de greve.
O secretário disse que 50% da coleta foi realizada ontem. Ele afirma que poderá contratar em regime de urgência uma empresa de outro Estado para realizar o serviço caso a greve prejudique a saúde pública.
Ontem, a prefeitura mobilizou 20 caminhões para auxiliar as empresas na coleta. As regiões mais atingidas pela greve foram os bairros das zonas leste e oeste.

Texto Anterior: Ruas ficam alagadas com bueiros entupidos
Próximo Texto: TRT considera greve na Cetesb abusiva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.