São Paulo, quarta-feira, 13 de março de 1996
Texto Anterior | Índice

Ballet de Hamburgo estréia hoje em SP

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Com elenco de 60 bailarinos, o Ballet de Hamburgo estréia hoje, no Teatro Municipal, o espetáculo "A Dama das Camélias", inspirado na novela de Alexandre Dumas Filho e com música de Chopin.
John Neumeier, autor da coreografia e diretor do grupo há 23 anos, criou esta versão de "A Dama das Camélias" em homenagem a Márcia Haydée, que interpretou o papel principal na estréia do balé, em 1978.
Na récita desta noite, a personagem-título será dançada por Ana Polikarpova. Completam o elenco sete figurantes brasileiros, escolhidos entre os alunos da Escola Municipal de Bailados de São Paulo.
Nascido em Milwaukee, no estado norte-americano de Wisconsin, em 1942, Neumeier ingressou no Ballet de Stuttgart aos 20 anos, onde se projetou junto com Márcia Haydée.
Ao assumir a direção do Ballet de Hamburgo, fundado no século 17 para servir o teatro de ópera da cidade alemã onde está sediado, Neumeier inaugurou uma nova era, transformando a companhia de dança em uma das melhores da Europa.
Em geral, os balés de Neumeier exploram os aspectos humanos e a dimensão atemporal de temas literários ou históricos.
Ele afirma que uma de suas influências foi Antony Tudor (1908-1987), coreógrafo britânico que utilizava a técnica clássica do balé para expressar o universo psicológico dos personagens.
O senso teatral e mitológico dos balés de Neumeier têm como fonte Maurice Béjart, outro contato que contribuiu para enriquecer o repertório do coreógrafo.
Mesmo quando se detém em obras musicais, Neumeier costuma preservar os elementos dramáticos. Ele já realizou releituras, por exemplo, da Quarta Sinfonia de Mahler.
No programa de peças curtas que o Ballet de Hamburgo apresenta sábado, será possível observar o tratamento que o coreógrafo deu às partituras de Dvórak, em "Spring and Fall"; de Ravel, em "Now and Then" e Leonard Bernstein, em "Bernstein-Serenade".

Espetáculo: A Dama das Camélias
Com: Ballet de Hamburgo
Quando: 13 e 14 de março, às 20h30
Espetáculo: Spring and Fall, Now and Then e Bernstein-Serenade
Quando: 16 de março, às 20h30
Onde: Teatro Municipal de São Paulo (pça. Ramos de Azevedo, s/nº; tel. 222-8698)
Ingressos: R$ 15 a R$ 90

Texto Anterior: Montagem marca 50 anos de carreira de Nicete
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.