São Paulo, quinta-feira, 14 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caso IBM pode derrubar Cavallo

DENISE CHRISPIM MARIN
DE BUENOS AIRES

O caso de corrupção que envolve a IBM e o Banco da Nação Argentina derrubou mais um dos membros da equipe do ministro da Economia, Domingo Cavallo.
Ontem, o diretor da DGI (Direção Geral de Impostos), Hugo Gaggero, pediu demissão.
O fato trouxe nova incerteza sobre a permanência de Cavallo no governo. À noite corriam rumores de que o ministro renunciaria.
Isso porque se trata do sétimo aliado de Cavallo distanciado da equipe econômica em um ano-os outros também saíram por estarem envolvidos no caso IBM-Banco da Nação da Argentina.
Além disso, o presidente Carlos Menem diminuiu o poder de Cavallo ao tirar do Ministério da Economia o controle da área de correio e demitir-em entrevista por rádio-o presidente da estatal do setor, Harold Grisanti.
Gaggero pediu demissão porque seu nome está na lista dos 35 funcionários do govrno que sob investigação. Ele era vice-presidente do banco estatal na época em que foi assinado o contrato de informatização com a IBM, que envolve a cifra de US$ 255 milhôe.
Nos últimos dias, a Auditoria Geral da Nação concluiu que houve sobre valorização de US$ 69 milhõesno contrato.
Juros
Menem decidiu dar prioridade à redução das taxas de juros. Está pressionando os bancos locais a concederem empréstimos com percentual máximo de 10% ao ano.
Atualmente, os juros na Argentina rondam os 18% ao ano. Menem considera que o alto percentual impede o reestabelecimento das cadeias de crédito e de produção.

Texto Anterior: Caso IBM derruba aliado de Cavallo
Próximo Texto: Corrupção e incompetência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.