São Paulo, quinta-feira, 14 de março de 1996
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Praça Otto

CARLOS HEITOR CONY

Rio de Janeiro - Título de uma peça do Nelson Rodrigues, chega a vez do Otto Lara Resende ser nome de praça no Rio de Janeiro. A partir de amanhã, ele será logradouro público -o que não deixa de ser, em certa medida, um paradoxo. O grande segredo (ou mistério) do Otto é que ele nunca deixou de ser particular, um fato pessoal de cada um.
Vale a citação do Rubem Braga: Otto era como um passarinho, do primeiro que o pegasse, nunca de todos. Já que citei o Rubem, vou citar Tomás de Aquino: "Unum aptum inesse pluribus". Foi assim que, baseado em Aristóteles, o doutor Angélico definiu o universal. Otto foi um universal.
Foi também internacional, ou seja, de muitas nações. A nação dos jornalistas -dos quais foi um guru-, a nação dos contistas, a nação dos mineiros e, até mesmo, a nação dos cariocas. Ignoro se sua cidade natal, São João del Rey, já o bustificou ou o transformou em rua, beco, praça ou avenida. O Rio cumpre o seu dever: daqui para a frente, uma praça ao lado do Jardim Botânico, entrada ou saída para o território da Rede Globo, terá o nome de Otto Lara Resende.
Não faz muito tempo, essas ruas e praças ganhavam obrigatoriamente o nome de almirantes, generais e brigadeiros. Não sei se mereciam a homenagem, dou de barato que sim, mas as autoridades da época implicavam com intelectuais, artistas e outros marginais da sociedade.
Fica faltando, agora, à memória de Otto, uma boa biografia. Venho insistindo com o Luiz Edgar de Andrade, cobrando-lhe a tarefa. Foram amigos fraternos, mantiveram ao longo dos anos uma correspondência que merece ser publicada. Ninguém melhor do que o Luiz Edgar para transmitir às novas gerações a importância e o charme desse mineiro-carioca-paulista, pois São Paulo foi, por meio da Folha, a última nação da qual fez parte.
Já tivemos as biografias do Vinicius, do Chatô, do Flávio Rangel, do Nelson Rodrigues, do Garrincha, do Schmidt. Estão em preparo as biografias do Austregésilo de Athayde, do Carlinhos de Oliveira e da Adalgisa Néry. É uma época do Rio (e do Brasil) que teve em Otto um de seus personagens mais importantes.

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