São Paulo, sábado, 16 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Missa homenageia Prestes Maia em SP

Ex-prefeito faria 100 anos dia 19

DA REPORTAGEM LOCAL

Sessões solenes, selo postal, concertos, conferências e missa marcam o centenário de nascimento do prefeito Francisco Prestes Maia, que se comemora na próxima terça-feira, 19. Maia foi prefeito da capital de 1938 a 1945, durante o Estado Novo, e retornou eleito em 57.
Seus feitos já vêm sendo lembrando desde o último dia 6, quando o Instituto Histórico e Geográfico iniciou um ciclo de conferências. As palestras prosseguem nos dias 20 e 27, sempre às 17h, na sede do instituto, na rua Benjamin Constant, 158.
Na segunda-feira, às 8h, o Instituto de Engenharia promove uma sessão solene em homenagem ao prefeito que mais alterou a fisionomia e a geografia da cidade.
Na terça, 19, ao meio-dia, Prestes Maia será lembrado por uma missa na Igreja Nossa Senhora do Brasil, na avenida Brasil. Às 15h a Câmara Municipal fará uma sessão solene e, às 19h, um concerto de órgão no Mosteiro de São Bento marcará os 100 anos que estaria comemorando o ex-prefeito.
Na quinta, 21, às 18h, a Academia Paulista de Letras, no Largo do Arouche, promove conferência sobre as gestões e a vida de Maia. No dia 22, às 8h, a Assembléia Legislativa homenageia o ex-prefeito.
Entre os dias 20 e 27, será a vez de Santos homenagear Maia com uma série de eventos. E no dia 13 de abril, a cidade de Amparo -onde nasceu o ex-prefeito- inaugurará em praça pública um busto de seu filho mais famoso.
Em junho, o arquiteto Benedito Lima de Toledo lança o livro "Prestes Maia e as Origens do Urbanismo Moderno em São Paulo".
Entre os urbanistas, Maia colhe elogios e críticas. "Foi ele quem, pela primeira vez, tentou planejar São Paulo", diz o arquiteto José Carlos Ribeiro de Almeida. Mas "foi ele também que transformou o Parque D.Pedro 2º, um dos mais bonitos da cidade, num emaranhado de viadutos."

Texto Anterior: Trabalhador rural é queimado vivo na BA; Bebê é raptado em shopping de Curitiba; Ouvidor de Santos diz que foi cerceado
Próximo Texto: Seminário discute melhoria de vida para as populações pobres
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.