São Paulo, sábado, 16 de março de 1996 |
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Varejo quer ser mais eficiente
MÁRCIA DE CHIARA
Paulo Afonso Feijó, presidente da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), que coordena o projeto, conta que serão formados espécie de comitês formados por indústria e varejo que vão analisar a operação conjunta dos dos dois setores. O objetivo é eliminar os gargalos e tornar a produção e comercialização dos produtos mais eficiente. Essa iniciativa já foi adotada nos Estados Unidos e nos países da Europa com resultados positivos, diz Feijó. Uma das ferramentas desse novo sistema de trabalho é a troca de informações entre o varejo e a indústria. O terminal de caixa do supermercados, exemplifica Feijó, passa a ser interligado ao banco de dados das indústrias. Com isso, o fornecedor começa a produzir em sintonia com o mercado, eliminando assim os desperdícios. Segundo consultores do varejo, esse exemplo mostra que a queda da inflação está forçando a parceria entre o comércio e a indústria. "A indústria precisa do ponto-de-venda e o varejo do produto", diz Wilson Tanaka, presidente do Sincovaga, que reúne os pequenos supermercados. Segundo ele, postura de confronto que existia na época da inflação alta hoje está praticamente ultrapassada. (MCh) Texto Anterior: Críticas ao preço do pão Próximo Texto: Juros são de 2,5% nas Lojas Paraíso Índice |
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