São Paulo, sábado, 16 de março de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Aposentada adere à TV paga aos 81
FÁTIMA FERNANDES
Há menos de um mês, Helena, que recebe um salário mínimo de aposentadoria mais o aluguel de uma casa, decidiu assinar a programação da Multicanal (TV paga por cabo) e obter descontos de 45% na taxa de adesão, além de não pagar as duas primeiras mensalidades. A taxa de adesão saiu por R$ 123,00. O preço normal é de R$ 230,00. O preço da mensalidade para 46 canais é hoje de R$ 43,16. No plano básico, de 32 canais, sai por R$ 28,50 por mês. Ela diz que gosta muito de assistir televisão, especialmente novelas, filmes e missas. E confessa que, além de ter opção de uma programação mais variada, aderiu à Multicanal para ver a imagem da sua televisão mais nítida. Remédios Helena gasta parte do dinheiro que recebe de aposentadoria e de aluguel com plano de saúde e remédios para tratar de reumatismo, pressão alta e artrite. Nas farmácias do bairro, ela também têm descontos -de até 20%. "Só com o salário mínimo não dá para sobreviver." Em São Paulo, muitas farmácias ampliaram seu público consumidor quando decidiram dar descontos a pessoas idosas. Helena, nascida em Portugal, tinha 12 anos quando chegou no Brasil. Dos 35 aos 50 anos costurou roupas de senhoras. Tem três filhos: Irene, Aida e Francisco. Mora há alguns anos com a neta Roseli Ferreira, o marido e a bisneta. Fundos de pensão Nelson Pedro Rogieri, presidente da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Privada), que reúne as empresas que administram fundos de pensão, lembra que é importante o cidadão saber que, quando parar de trabalhar, vai manter o mesmo padrão de vida. "As empresas podem ajudar a formar a poupança do funcionário", diz ele. Nos Estados Unidos, segundo Rogieri, a cultura previdenciária já está consolidada e os fundos são um dos principais canais de investimentos. "Nos Estados Unidos há inclusive uma revista específica para aposentados com tiragem de 30 milhões de exemplares. Por aí dá para se ter uma idéia da importância desse público no mercado." (FF) Texto Anterior: Marketing descobre a terceira idade Próximo Texto: Negócio fechado; Mercado distante; Em aterrissagem; Perfil valorizado; Coelho gordo; Saída externa; Pela intermediação; Outro enxugamento; Calote caseiro; Efeito externo; Com licença; Utilização indevida; Em reorganização; Depois da aquisição; Cartão inteligente; Colégio fechado Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |