São Paulo, sábado, 16 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jereissati negocia bens de Calmon

PAULO MOTA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

O diretor-presidente do Grupo Jereissati, Nilo Sérgio Gomes, 46, disse ontem em Fortaleza (CE) que está negociando a compra das três fábricas da Coca-Cola pertencentes ao ex-banqueiro Ângelo Calmon de Sá.
Gomes disse que uma equipe de técnicos do grupo empresarial do governador do Ceará, Tasso Jereissati (PSDB), está na Bahia fazendo uma auditoria para ver a viabilidade da compra.
Segundo ele, as negociações para a compra das fábricas, localizadas em Salvador, Feira de Santana e Ibicaraí, começaram em junho de 95. Ele não quis revelar detalhes da negociação.
Gomes disse ainda que o valor das fábricas só pode ser determinado após o término da auditoria, que, segundo ele, não tem prazo para ser concluída.
A Agência Folha apurou em Salvador (BA) que a transação da compra das fábricas envolve valor em torno de US$ 75 milhões.
O montante inclui ainda ações que o ex-presidente do banco Econômico Calmon de Sá tem na cervejaria Kaiser.
O acordo é formal porque as fábricas da Coca-Cola foram colocadas em indisponibilidade pelo BC (Banco Central).
O acordo somente será fechado oficialmente se o BC não utilizar o patrimônio das empresas para cobrir eventuais rombos no Econômico.
Os primeiros interessados na compra foram os governadores Albano Franco (SE) e Jereissati. Com a intervenção decretada pelo BC no Econômico, as negociações foram suspensas. No final de 95, Franco teria desistido da comprar as empresas, CPI dos bancos Nilo Gomes disse que a compra das três fábricas de Calmon de Sá tem o aval da direção internacional da Coca-Cola e faz parte de uma política de expansão do negócios do Grupo Jereissati.
Proprietário da fábrica da Coca-Cola no Ceará, o Grupo Jereissati comprou por R$ 12 milhões no ano passado a fábrica do mesmo refrigerante no Rio Grande do Norte.

Texto Anterior: Banco Central muda minibanda cambial
Próximo Texto: 35 mil protestam por salários na Alemanha; INSS envia 4 milhões de formulários para IR; Fiat lança título inédito com a Sul América
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.