São Paulo, sábado, 16 de março de 1996
Próximo Texto | Índice

Tyson tenta provar que ainda é único

DA REPORTAGEM LOCAL; COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Mike Tyson inicia hoje a luta por um título inédito: o de primeiro lutador a unificar duas vezes o título mundial dos pesos-pesados.
O norte-americano, 29, enfrenta nesta noite, em Las Vegas (EUA), o britânico Frank Bruno, 34, campeão pelo Conselho Mundial de Boxe. A luta começa por volta de 1h da manhã (hora de Brasília).
Tyson se tornou o mais jovem campeão mundial dos pesados em 1986, aos 20 anos. Em nove meses, já unificara os títulos das três principais organizações de boxe.
Uma série de problemas pessoais, porém, prejudicou a forma de Tyson. Ele acabou derrotado pelo azarão James "Buster" Douglas, em fevereiro de 1990.
Acusado de estupro, Tyson foi condenado a seis anos de prisão em 1992. Cumpriu metade da pena e saiu no ano passado, por bom comportamento.
Fez dois combates fáceis -em agosto, contra Peter McNeeley, e em dezembro, contra Buster Mathis Jr.-, e seu empresário, Don King, acertou o desafio a Bruno.
Somadas as duas lutas, Tyson ficou pouco mais de dez minutos sobre o ringue. Mesmo assim, é considerado o favorito. Tem vantagem de dez para um nas apostas.
Tyson e Bruno já se enfrentaram, em fevereiro de 1989. Tyson venceu por nocaute no quinto assalto, mas, antes disso, cambaleou após uma seqüência de golpes.
"Tyson não é mais o mesmo. Cheguei aqui com o título e o levarei para casa", disse Bruno.
"Estou nas melhores condições de minha carreira. Farei um bom trabalho e se lembrarão desta luta", devolveu Tyson.
Caso bata Bruno, Tyson deve enfrentar em junho ou julho Bruce Seldon (EUA), campeão da Associação Mundial de Boxe (AMB); e, em setembro, Frans Botha (África do Sul), campeão pela Federação Internacional de Boxe (FIB).
Se Tyson passar por todos, terá feito na mesma ordem o caminho até a unificação: primeiro o CMB, depois a AMB, e, por último, a FIB.
Restaria, no entanto, a OMB (Organização Mundial de Boxe).
A entidade, que não tinha qualquer prestígio há alguns anos, tem hoje um campeão de renome: o norte-americano Riddick Bowe.

NA TV
Globo, ao vivo; a transmissão começa às 23h, com duas lutas preliminares

*Com agências internacionais

Próximo Texto: Campeão luta 'pela rainha'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.