São Paulo, sábado, 16 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

No Rio é mais legal

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE

Nas últimas semanas, pegar a ponte aérea e chegar ao Rio pode ter sido um martírio.
Não, não é a criminalidade que dá medo nem todos aqueles problemas que, insistem em dizer, só existem por lá.
O problema de chegar à cidade maravilhosa é administrar um súbito desejo de ficar. De morar em um lugar onde há praia, céu e mar.
Como já me disse um colega carioca, São Paulo não tem horizonte. E como já me disse uma colega francesa, São Paulo é uma cidade feia, suja e mal administrada.
Não, o Rio está longe de ser limpo e organizado. Mas é lindo, e isso parece compensar muitos problemas.
Neste fim-de-semana, a cidade recebe a Indy para a primeira etapa brasileira da história da categoria. Não faltam problemas. Improviso, relaxo e boa vontade se misturam. De qualquer forma, será uma festa. Seja ela boa ou ruim.
Mais uma vez, a beleza da cidade parece tudo compensar. O Rio pode não ter infra-estrutura e dinheiro. Mas tem o cenário. Basta.
São Paulo, infelizmente, não tem um. É um dos piores lugares do calendário da F-1. As atrações existem, mas fica difícil fazer alguém de fora acreditar.
Com as enchentes e o trânsito caótico, então, a comparação com Montreal, Barcelona e Milão, só para citar alguns exemplos, é praticamente impossível.
Estamos no Terceiro Mundo? Não é desculpa. Buenos Aires dá dez voltas na capital paulistana.
Vivemos em um centro caótico, em que a irresponsabilidade dos governantes se soma ao desprezo que a população tem por sua própria cidade.
Organizar uma corrida de F-1 é um grande atrativo para a cidade. Produz dinheiro e propaga o nome e a imagem de São Paulo para o mundo.
O problema é exatamente esse. O que São Paulo tem para mostrar?

Texto Anterior: A Lusinha já pode dançar o seu vira-vira
Próximo Texto: Agenda de Emerson; Barrichello viaja hoje; Rio pode abrigar F-1; Perdido no espaço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.