São Paulo, sábado, 16 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ballet de Hamburgo encerra temporada

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Nem sempre as grandes companhias de balé que visitam o Brasil apresentam programas capazes de revelar a real dimensão de seu trabalho. Em geral, o que se vê são produções menos exigentes, sem o requinte das montagens originais. Não é o caso do Ballet de Hamburgo, que encerra hoje sua temporada em São Paulo.
Depois de apresentar a versão de John Neumeier para "A Dama das Camélias", na quarta e quinta-feira, hoje o grupo interpreta três peças curtas, do mesmo coreógrafo.
"Spring and Fall", "Now and Then" e "Bernstein-Serenade" são criações dos últimos cinco anos, diferentemente de "A Dama", que estreou em 1978.
Além de elenco e cenografia de primeira qualidade, os dois programas mostram as variações do estilo Neumeier, que dirige o Ballet de Hamburgo há 23 anos.
Uma das características do coreógrafo, de construir um balé a partir de um tema musical, marca as três peças desta noite. Tratando-se de Neumeier, este procedimento coreográfico básico ganha domínio de mestre.
Em "Spring and Fall", de 1991, ele utiliza a "Serenata para Cordas em Mi Maior" de Dvorak. Sem rejeitar as alusões folclóricas da música, aproveitadas no ritmo e tonalidade dos movimentos, Neumeier explora nesta peça as ambiguidades das palavras inglesas que dão título à obra.
À parte as associações óbvias à primavera e ao outono, a coreografia se inspira nos sentidos de salto e queda, expansão e recolhimento, que conduziram as pesquisas de movimento de precursores da dança moderna, como Doris Humphrey.
Num jogo de justaposições, "Spring and Fall" valoriza a beleza formal dos movimentos, sem negar as emoções dos indivíduos que os praticam -outra conjugação sempre presente no repertório de Neumeier.
Ao som do "Concerto para Piano e Orquestra em Sol Maior", de Ravel, "Now and Then" mistura signos de passado e presente.
Na terceira peça, "Bernstein-Serenade", Neumeier utiliza a "Serenata para o Banquete de Platão" e as peças para piano "Five Anniversaries", de Leonard Bernstein, para mostrar diversas nuances dos relacionamentos entre casais.
Mais do que ser original, Neumeier parece preocupado em extrair o melhor da tradição. Preservando preceitos clássicos, ele consegue integrar à época atual uma harmonia estética livre de ranços acadêmicos.
Em vez de contestar, Neumeier prefere valorizar, com habilidade de artesão, a ordem entre dança, música e plasticidade cênica.

Espetáculo: Spring and Fall, Now and Then e Bernstein-Serenade
Com: Ballet de Hamburgo
Quando: hoje, às 20h30
Onde: Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, s/nº, tel. 222-8698, região central de São Paulo)
Quanto: R$ 15 a R$ 90

Texto Anterior: O tempo das solteironas dá bom cinema
Próximo Texto: Companhia vai ao Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.