São Paulo, domingo, 17 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jeca é...; Alegre preconceito; Furo n'água

MARCELO LEITE

Jeca é...
Texto de Marilene Felinto sobre o interior de São Paulo (12/3, pág. 3-2) foi considerado preconceituoso por 13 leitores. Boa parte das reclamações vieram elas mesmas eivadas de preconceito antinordestino (Felinto é pernambucana) e pedidos de censura. Aviso: trata-se de coluna de opinião, que o jornal não se propõe a amordaçar.

Alegre preconceito
Aldo Novak, "amigo pessoal" de Júlio Rasec, tecladista do Mamonas, cobra do ombudsman explicação para a expressão "alegres preconceituosos de Guarulhos". O choque da morte repentina de rapazes de talento não apaga o fato de que sua música era um amontoado de preconceitos contra nordestinos, de classe e sexuais. Tenho dúvidas de que o tom paródico tenha efeito sobre as crianças.

Furo n'água
Dia 3, elogiei a revista "Veja" pelo furo das fraudes no Banco Nacional. Fui alertado de que a Folha publicou a informação semanas antes, em 10 de fevereiro. A reportagem de Celso Pinto na pág. 1-9 já falava de "R$ 3 bi em empréstimos irregulares e fraudulentos", mas foi desprezada pela Primeira Página. Muita gente nem percebeu, inclusive na Redação. A "Veja" investigou, deitou e rolou.

Texto Anterior: NA PONTA DA LÍNGUA
Próximo Texto: Sem autonomia, BC não cumpre função
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.