São Paulo, domingo, 17 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulher perde nariz e dentes

PAULO ZOCCHI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURURUPU (MA)

A albina Romana Silva, 56, nascida em Lençóis, não tem mais nariz, arcada dentária superior, parte das bochechas, nem o céu da boca. Seu rosto está sendo destruído por um provável câncer de pele. Ela foi vista pela última vez por um médico há três anos, quando a doença produzia apenas uma ferida no rosto.
Romana passa os dias na rede, numa das casas mais pobres do povoado. No buraco escuro que substituiu seu rosto, só aplica um preparado com a erva chamada barbatimão, que é socada até se transformar num pó e misturada então com azeite de coco e sulfa.
Uma foto 9 x 12 mostra que, em 1992, Romana era uma mulher forte com um rosto expressivo. "Sou uma mulher que digo logo o que quero", afirmou. Como seu aparelho fonético está praticamente destruído, ela precisa repetir diversas vezes a frase até ser compreendida.
Quem mais entende o que diz é a filha Telma, 20, também albina. Ela aparenta pelo menos o dobro da idade. Desde criança, faz sob o sol o trabalho feminino -produzir carvão, pegar água e ajudar na pesca. O sol envelheceu sua pele, criando rugas e partes grossas.
(PZ)

Texto Anterior: Ilha 'perdida' tem alto índice de albinos
Próximo Texto: Casal têm três filhos com a anomalia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.