São Paulo, domingo, 17 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guru 'light' seduz classe média paulistana

ROGERIO SCHLEGEL
DA REPORTAGEM LOCAL

Um espírito está em alta entre os esotéricos de São Paulo. É Saint Germain (pronuncia-se San German), que, para seus seguidores, já viveu em Atlântida, foi pai de Jesus e assumiu a forma humana pela última vez na Europa do século 18.
A base dos ensinamentos atribuídos a Saint Germain é a liberdade, que se traduz em formas de culto flexíveis e poucas regras de comportamento para serem seguidas.
Os rituais são praticamente deixados de lado e, conforme a escola, variam de orações silenciosas feitas individualmente, em casa, a entoação de mantras (ver quadro abaixo) por alguns minutos diários.
"O que me fascinou no sistema a que pertence Saint Germain foi a praticidade. Você começa a falar os mantras e já sente resultados. Não tem aquela coisa de estudar 20 anos", afirma o publicitário Américo Barbosa, 41, presidente da Summit Lighthouse no Brasil.
A Summit tem sede nos Estados Unidos e diz trabalhar com outros espíritos além de Saint Germain. Segue o que chama de "ciência da palavra falada", que atribui grandes poderes ao som da voz.
"Pessoalmente, eu diria que a mente de Deus é como a Internet: ela pode ser acessada por qualquer um, no mundo todo, mas para entrar você precisa da senha, que é o mantra", explica Barbosa.
Nada mais simples. No caso de Saint Germain, uma frase a ser repetida é: "Eu sou um ser de fogo violeta. Eu sou a pureza que Deus deseja." Há mantras mais longos.
"Só que não basta dizer. É preciso realmente crer e vibrar pela elevação dos espíritos e pela paz universal", diz a radiestesista Vanda Navi, 37, que frequenta a Summit.

Telefones:Summit Lighthouse em SP - (011) 275-6798; Fraternidade Pax - (011) 290-3002

Texto Anterior: Interrompem meu raciocínio
Próximo Texto: Vereador quer pôr sirene nos táxis de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.