São Paulo, domingo, 17 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEM JUBA; MEDICINA; A PALAVRA; ARQUEOLOGIA; TECNOLOGIA; MEDICINA; MEIO AMBIENTE

SEM JUBA
Um bioquímico do Imperial College (Reino Unido) conseguiu fotografar pela primeira vez um caso raro entre felinos: um leão de quatro anos de idade que não tem juba. A fotografia foi feita no Parque Nacional de Hwange, no Zimbábue (África). Cientistas não sabem por que leões desenvolvem juba. Alguns acreditam que ela sirva como atrativo para as fêmeas. Outros dizem que eles eriçam a juba ao disputar uma fêmea com outros machos.

MEDICINA
Cientistas do Hospital Bispebjerg (Dinamarca) descobriram que o frio pode salvar vidas de pessoas vítimas de derrame. Segundo os pesquisadores, que acompanharam 390 pessoas que haviam tido derrame, uma queda de 1øC na temperatura do corpo aumenta a chance de sobrevivência em mais de 80%. Os pesquisadores já haviam constatado esse fato em animais.

A PALAVRA
"Todas as reuniões científicas são parecidas em alguns aspectos e muito diferentes em outros. Nenhuma é esquecida."
Robert Gallo (1937-), biomédico norte-americano

ARQUEOLOGIA
Os australianos foram os primeiros a inventar o pão, segundo arqueólogos do Museu Australiano e da Universidade de Sydney (Austrália). Os cientistas descobriram em Brewarrina (800 km a noroeste de Sydney) fragmentos de pedras que teriam sido usadas para amassar sementes e produzir farinha. Segundo os pesquisadores, as pedras têm pelo menos 30 mil anos. A mais antiga "padaria" descoberta vinha do Egito e datava de 19 mil anos.

TECNOLOGIA
Cientistas australianos da Universidade de Perth construíram o que dizem ser o relógio mais preciso do mundo. A máquina usa um cristal puro de safira, 100 mil vezes mais transparente que o vidro puro, permitindo a passagem de microondas. As ondas entram num cilindro de safira e produzem um eco dentro do cristal, captado por detectores regulados para uma frequência de 11 bilhões de ciclos por segundo.

MEDICINA
Alexandre, o Grande (356-323 a.C) tinha um tipo raro de paralisia num dos músculos ao redor do olho esquerdo, sugere um estudo publicado na revista médica "The Lancet". Segundo os pesquisadores, da Universidade de Atenas (Grécia), a paralisia, conhecida como síndrome de Brown, pode ser herdada ou resultado de um trauma, como uma batalha. Sabe-se que Alexandre perdeu temporariamente a visão em pelo menos um combate.

MEIO AMBIENTE
Icebergs contaminados com radiatividade de lixo nuclear russo podem causar envenenamento em peixes do Atlântico Norte, disseram pesquisadores noruegueses da Autoridade de Proteção contra a Radiação na revista "New Scientist". O movimento de partículas radiativas por longas distâncias ao longo do Ártico sugere que os riscos para o homem podem ter sido subestimados. Segundo os cientistas, esse tipo de contaminação não havia sido considerado nem quantificado.

Texto Anterior: Gordura tapeia o organismo e deve conquistar o mercado
Próximo Texto: Brasil traz mistura de doenças de ricos e de pobres, diz pesquisador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.