São Paulo, domingo, 17 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mamonas ainda são bom negócio

LUÍS PEREZ

LUÍS PEREZ; NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Empresas fazem contato

Os Mamonas Assassinas continuam sendo um bom negócio -mas só explorado por "piratas".
No centro de São Paulo, não faltam camelôs com camisetas, jaquetas ou fantasias como as usadas pelo grupo de Guarulhos (SP).
Para não cair na ilegalidade, o primeiro passo é procurar uma empresa de licenciamento de marcas, que entra em contato com família ou empresários, habilitados a autorizar ou não o uso da marca.
"O grupo não tinha empresa para trabalhar com a imagem", afirma Ana Maria Kasmanas, 30, diretora-executiva da Exim, que faz licenciamento de marcas.
"Acho que há muito potencial, mas é uma coisa que deve ser organizada rapidamente. Caso contrário, o que vai acontecer é uma avalanche de produtos ilegais."
Quando vivo, o grupo foi convidado a emprestar o nome a produtos, inclusive a histórias em quadrinhos. Mas não concordou.
"A gente procurou os Mamomas. Eles disseram que só pensariam no assunto após março", conta Ignez Pereira, 52, sócia-gerente da Seta Marcas e Patentes, também habilitada a licenciar a marca.
"Queríamos colocar o nome deles em mochilas, camisetas e bonés. Acho que é um bom negócio, mas eles serão esquecidos logo."
"Num primeiro momento, vai estourar", afirma Pilar Toledo Corrêa, 39, da Toledo Corrêa Marcas e Patentes. Segundo ela, a marca Senna já está perdendo o valor. "Quem já está vendendo material pirata pode ter os artigos apreendidos e pagará por perdas e danos."
Maurício, irmão de Bento Hiroto, disse à Folha que, em reunião dos familiares dos integrantes do grupo ficou decidido que não serão lançados produtos com a marca.
"No futuro, caso haja entendimento com alguma entidade beneficente, poderemos fazer uma reavaliação", afirmou.
André Brito, o Ralado, respondeu: "Ele (Hildebrando, pai de Dinho) não vai falar. Tudo o que tinha de ser exposto já foi".

Texto Anterior: Empresas lançam a 'desterceirização'
Próximo Texto: Fantasia esgota em loja de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.