São Paulo, domingo, 17 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Despesas aumentam em maio

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

As empresas que contratam serviços de autônomos e prestadores de serviços terão elevação dos custos a partir de maio.
Liliana Vieira Polido, supervisora da consultoria do Grupo IOB, diz que a empresa deve recolher 15% sobre o valor pago a autônomos, prestadores de serviços avulsos e também sobre o pró-labore dos sócios ou diretores como contribuição para a Seguridade Social.
A determinação é da lei complementar nº 84/96, publicada em janeiro. Como a lei cria uma alíquota nova, tem um prazo de 90 dias para entrar em vigor.
Dessa forma, as empresas devem fazer o recolhimento a partir do segundo dia de junho, sobre os valores pagos em maio.
Segundo Liliana, essa despesa já existia, mas a alíquota era de 20%. Como a contribuição foi contestada na Justiça, ficou suspensa por um ano e meio.
Acréscimo
A lei determina, também, um acréscimo de 2,5 pontos percentuais na alíquota de contribuição, caso se trate de uma instituição financeira -como bancos, seguradoras e corretoras- ou de uma cooperativa de crédito.
As demais categorias de empresas podem optar por recolher a alíquota de 20% sobre o salário-base de autônomos que contribuam para a Previdência.
No entanto, se o profissional contratado estiver em atraso com suas contribuições, a empresa perde esse benefício.
(NR)

Texto Anterior: Telefonista e mensageiro exigem vínculo
Próximo Texto: 'Piratas' exploram Mamonas Assassinas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.