São Paulo, segunda-feira, 18 de março de 1996
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A quatro mãos (6)

WASHINGTON OLIVETTO; LUIZ TOLEDO

WASHINGTON OLIVETTO
LUIZ TOLEDO
Está no novo regulamento: a partir deste ano, só concorre no Anuário do Clube de Criação de São Paulo propaganda que tenha sido veiculada.
Isso devolve ao anuário o seu papel de mais importante documento histórico da propaganda brasileira. E garante a credibilidade do livro, que é motivo de orgulho para todos nós.
Só os clubes de criação de Nova York, Londres e São Paulo possuem um anuário editado religiosamente há mais de 20 anos.
Para comentar essa e outras importantes modificações no anuário e no Clube de Criação, convidei o presidente do clube, Luiz Toledo.
Toledão, como é conhecido entre os amigos, é sem dúvida um dos mais talentosos publicitários brasileiros. Além de exímio jogador de sinuca nas horas de folga.
Toledo acaba de "esnucar" a propaganda-fantasma no anuário.
É dele a bola da vez no "A quatro mãos".
*
Eu ainda não aprendi a jogar sinuca. Tento ser um bom publicitário todos os dias. Portanto, prefiro aceitar a carinhosa apresentação feita pelo Washington como um elogio construtivo.
Considero sinuca um jogo de cavalheiros. Tanto a do botequim brasileiro quanto a do pomposo campeonato inglês.
Acredito que a publicidade também possa ser.
Mas talvez a sinuca tenha uma vantagem sobre a propaganda: há uma clara, conhecida e respeitada regra do jogo. Daí as novidades e mudanças no regulamento do anuário.
O Washington comentou uma delas: só concorre peça veiculada. Vale acrescentar: cuja primeira veiculação tenha sido feita de abril de 95 a março de 96. Isso visa não só "esnucar" a propaganda-fantasma, feita apenas para os festivais, como também estabelecer um retrato fiel do que de mais importante aconteceu na propaganda dentro de um período específico.
Para julgar esse "mais importante", os jurados foram democraticamente eleitos pelos sócios do clube: 15 redatores e 15 diretores de arte.
O julgamento será no Mube -Museu Brasileiro da Escultura, a portas abertas, com todas as peças (mais de 5.000) de mídia impressa e eletrônica expostas ao público. Entrada franca e julgamento franco.
Durante dez dias, profissionais, clientes, estudantes e amantes da propaganda poderão acompanhar o critério e a evolução do julgamento.
Somente no último dia serão conhecidos os grandes tacos da propaganda, bem como o Carne Frita do Hall da Fama, uma página do anuário na qual o clube presta uma homenagem aos profissionais que, com seu trabalho, ajudaram a propaganda brasileira a ser o que ela é hoje.
Também será conhecido o Cliente do Ano -o verdadeiro patrão do nosso negócio. Além dos premiados do Caça-Talento, o concurso do clube para estudantes que premiará nossos futuros concorrentes. Ou, segundo a terminologia da sinuca, nossos futuros parceiros.

Washington Olivetto é presidente e diretor de criação da W/Brasil e Luiz Toledo é presidente e diretor de criação da DDB Needham e presidente do Clube de Criação de São Paulo.

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